Colheita de arroz avança no Rio Grande do Sul e vendas devem ganhar força

Produção menor sustenta preços firmes; oferta tende a aumentar nas próximas semanas

Produção brasileira da temporada 2025/26 está estimada em 10,91 milhões de toneladas

A colheita do arroz da safra 2025/26 teve início há duas semanas e avança no Rio Grande do Sul em um cenário de preços firmes e liquidez moderada. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a baixa oferta interna e a expectativa de produção nacional menor têm sustentado as cotações.

De acordo com os pesquisadores, a tendência é de que as vendas de arroz em casca e beneficiado ganhem maior ritmo nas próximas semanas, à medida que a colheita avance e o fluxo de oferta se intensifique.

Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indicam que a produção brasileira da temporada 2025/26 está estimada em 10,91 milhões de toneladas, volume 14,45% inferior ao registrado no ciclo anterior. Ao se somarem os estoques iniciais, de 2,2 milhões de toneladas, e a importação prevista para o ano, de 1,4 milhão de toneladas, a disponibilidade interna é estimada em 14,52 milhões de toneladas.

Para o consumo doméstico, a Conab projeta avanço de 2,86%, totalizando 10,8 milhões de toneladas. Já as exportações devem alcançar 2,1 milhões de toneladas. Com esse cenário, os estoques de passagem em fevereiro de 2026 estão estimados em 1,62 milhão de toneladas.

Leia também

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

Ouvindo...