Demanda sustenta frango, mas média de fevereiro é a menor desde agosto de 2023

Preços seguem estáveis na semana de carnaval, após três meses de quedas

Imagem ilustrativa

Na semana marcada pelo recesso de Carnaval, os preços da carne de frango seguem estáveis, sustentados pela firmeza da demanda. Apesar disso, no acumulado mensal, o valor médio da proteína congelada negociada no atacado da Grande São Paulo é o menor, em termos reais, desde agosto de 2023.

Levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) indica que, até o dia 18 de fevereiro, a média está em R$ 7 por quilo. Em agosto de 2023, o valor foi de R$ 6,91 por quilo, considerando dados deflacionados pelo IPCA de dezembro.

Os preços mais baixos refletem as intensas quedas registradas nas primeiras semanas deste ano. O movimento de desvalorização já dura pouco mais de três meses, cenário que tem gerado cautela entre agentes do setor.

De modo geral, agentes consultados pelo Cepea avaliam que uma possível reação nas cotações pode ocorrer apenas a partir do início de março, período em que tradicionalmente há aquecimento da demanda no começo do mês. Para a segunda quinzena de fevereiro, a expectativa é de manutenção do atual ritmo de liquidez, o que tende a limitar avanços mais expressivos nos preços.

Leia também

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

Ouvindo...