O diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, participou do Planeta Campo Talks – Especial COP 30, promovido pelo Canal Rural, e destacou a participação do órgão na Conferência do Clima, que será realizada em novembro, em Belém (PA).
No evento, os participantes debateram a importância de traçar estratégias eficientes que mostrem ao mundo a sustentabilidade da agropecuária brasileira na COP30. Segundo Carrara, que se apresentou no painel “O Agro como protagonista do Brasil”, a participação do Senar, que integra a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, levará o posicionamento do setor nas Conferências do Clima.
“Precisamos mostrar nossa agricultura tropical, falar de transição energética. Mostrar o agro é nossa obrigação. As entidades e o setor devem estar unidos nesse propósito”, afirmou o diretor.
A COP30 vem sendo considerada uma oportunidade histórica para o Brasil reafirmar seu papel de liderança nas negociações sobre mudanças climáticas e sustentabilidade global. Segundo o Governo Federal, o evento permitirá ao país demonstrar seus esforços em áreas como energias renováveis, biocombustíveis e agricultura de baixo carbono.
Ele apresentou ainda que o Sistema CNA/Senar terá um espaço na COP30 para a realização de diversas atividades. Uma das propostas é a implementação de dias temáticos, para que os visitantes conheçam as diversas culturas e práticas sustentáveis do agro brasileiro.
O que é a COP30?
A COP30 é a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, um encontro global e anual de líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil. No evento, são discutidas ações para combater as mudanças do clima.
A COP30 será sediada no Brasil, em novembro de 2025 na cidade de Belém, no estado do Pará.