O Agro brasileiro teve uma grande conquista no cenário mundial: um estudo de caso nacional será apresentado no simpósio acadêmico do International Food and Agribusiness Management Association (Ifama). A conferência internacional, realizada desde 2005, é considerada a principal do agronegócio mundial e terá o Brasil como sede pela primeira vez, na cidade de Ribeirão Preto, de 23 a 26 de junho.
O estudo de caso “Enfrentando os Desafios da Agricultura de Pequena Escala no Brasil” foi realizado pelo Polo Sebrae Agro e tem como principal objetivo proporcionar, em sala de aula, o aprendizado de alunos sobre os desafios dos pequenos produtores rurais no Brasil. A ideia da pesquisa é que as informações sobre o trabalho do Sebrae e do Polo subsidiem os alunos na discussão e na apresentação de propostas de soluções para a agricultura de pequena escala no Brasil.
O projeto foi encabeçado pelo professor Marcos Fava Neves, titular da USP, Flavio Ruhnke Valério, da Harven Agribusiness School e da Markestrat Group, e do coordenador do Polo Sebrae Agro, Douglas Paranahyba de Abreu, do Sebrae Goiás.
Alcance mundial
De acordo com Marcos Neves, o Ifama: “É uma organização de rede mundial que atua como uma ponte entre a indústria do agronegócio, pesquisadores, educadores, governo, grupos de consumidores e organizações não governamentais”, explica.
Para o professor Flavio Valério, o estudo de caso sobre o Polo vem trazer luz a um dos desafios mais críticos das últimas décadas, que é garantir a perenidade e inclusão dos pequenos produtores nas cadeias do agronegócio. “Não só esse tema é aprofundado no documento, como também são mostrados modelos de negócios e ferramentas que o Sebrae tem implantado no Brasil e que podem servir como inspiração para demais regiões e países nesse sentido”, informa.
O congresso do Ifama
O congresso atua como fomentador de ideias e talentos. Além disso, é responsável por definir a agenda de pesquisa que potencializa o sistema global de alimentos e agronegócios, com foco em impulsionar o surgimento de respostas inovadoras, eficazes e rápidas voltadas a acompanhar as necessidades de mudança do mundo.
A organização é uma rede mundial com membros em mais de 80 países. Entre as principais atividades se destaca o simpósio acadêmico e fórum mundial no qual a indústria, acadêmicos e estudantes se reúnem para discutir questões seminais em gestão de alimentos e agronegócios.