Ouvindo...

‘Floresta Uai': evento que reúne setor florestal de MG acontece em abril

Evento em Belo Horizonte vai discutir o crescimento da siderurgia verde no estado e o impacto das novas políticas públicas voltadas ao setor

A Associação Mineira da Indústria Florestal (AMIF) e a Malinoviski vão promover, nos dias 10 e 11 de abril, a 2ª edição do ‘Florestas Uai’, que reúne o setor florestal em Minas Gerais. O evento acontecerá em Belo Horizonte e trará capacitação técnica de ponta, discussões sobre o crescimento da atividade no estado e o impacto das novas políticas públicas voltadas ao setor.

O potencial da indústria florestal no estado tem sido reconhecido pelos setores governamentais, que passaram a implementar medidas de incentivo e fomento à atividade. Durante o evento, as iniciativas serão apresentadas por representantes dos governos e debatidas com especialistas, produtores e representantes do setor.

‘O setor florestal é o único que tem escala para neutralizar carbono em Minas Gerais, e os governos já perceberam isso. Além disso, temos uma característica única: a paridade na cadeia produtiva. Enquanto em outros estados a produção está concentrada nas grandes empresas, aqui 50% dela está nas mãos de pequenos e médios produtores, o que fortalece ainda mais a atividade e aumenta seu potencial para promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável’, destaca Adriana Maugeri, presidente da AMIF.

No evento também terá uma troca de experiências entre produtores e fornecedores do setor, com 25 profissionais apresentando as principais tendências e inovações de ponta, abordando expansão, proteção e transferência de tecnologias.

Setor florestal em Minas

O setor florestal é a maior cultura agrícola de Minas Gerais, com mais de 2,3 milhões de hectares de florestas plantadas, segundo a AMIF. Uma das principais atividades econômicas do estado, a siderurgia, é consumidora de madeira plantada em solo mineiro. O gênero eucalipto domina o plantio para fins industriais, representando 96,8% das árvores cultivadas.

No evento também será abordado as restrições impostas pelo governo Trump, abrindo uma janela de oportunidade para o carvão vegetal produzido no Brasil por meio das florestas plantadas. “O Brasil é o maior importador de carvão metalúrgico dos Estados Unidos. Com o novo cenário, os produtores de carvão verde serão fundamentais para reduzir essa dependência”, avalia Adriana.

A programação completa do Florestas Uai está disponível no site oficial do evento: www.florestasuai.com.br

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde
Leia mais