A siderurgia verde é um dos
Nesta terça-feira (4), líderes das principais siderúrgicas brasileiras discutiram
Líderes da Aço Verde do Brasil e ArcelorMittal apontaram os desafios para o setor siderúrgico, com a descarbonização. A saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris pode impactar o setor em geral.
‘Com certeza a
‘Se o mundo for maduro, vamos criar um mundo com uma agenda mais real e dentro da realidade’, concluiu a presidente da AVB.
O CEO da ArcelorMittal Aços Longos Brasil, Everton Negresiolo, também apontou incerteza sobre o futuro.
‘Ainda é uma incógnita. A única certeza é que vão ter novas discussões e vai gerar certa instabilidade. Mas ainda é cedo para tirar uma conclusão’.
Negresiolo também citou a importância do mercado regulado de carbono -
'É extremamente importante que tenhamos politicas públicas. Não existe maneira de avançar [na siderurgia verde] sem essas politicas’.
O que é o Acordo de Paris
O Acordo de Paris foi aprovado pelos 195 países em 2015 para reduzir emissões de gases de efeito estufa no contexto do desenvolvimento sustentável. O compromisso ocorre no sentido de manter o aumento da temperatura média global em bem menos de 2°C acima dos níveis pré-industriais e de envidar esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.
Embora a adoção do Acordo de Paris tenha sido um momento marcante e colocado o mundo em um caminho apoiado pelos cientistas, ele não foi específico sobre como os países devem atingir suas metas. Cada país define suas próprias metas de poluição e métodos para alcançá-las.