Ouvindo...

Mais de meio milhão de produtores rurais vão receber garantia-safra, saiba como fazer

Valores começaram a ser pagos na terça-feira (18)

Logomarca do programa Garantia Safra

Mais de meio milhão de agricultores de todo o Brasil podem receber o Garantia-Safra em 2025.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) iniciou na terça-feira (18), o pagamento do benefício referente à safra 2023/2024 para produtores rurais com renda mensal de até 1,5 salário-mínimo.

No total, 744 municípios serão beneficiados com R$670 milhões destinados a 558.686 mil agricultores em todo o Brasil.

Leia também

Quem pode receber?

A política beneficia produtores cuja área plantada varia entre 0,6 e 5 hectares de feijão, milho, arroz, algodão ou mandioca. A portaria auxilia agricultores familiares e municípios que sofreram perdas devido a eventos climáticos adversos, como secas e chuvas intensas, e aderiram ao programa. Para participar foi necessário a comprovação de perdas de pelo menos 50% da produção.

O secretário de Agricultura Familiar e Agroecologia (SAF), Vanderley Ziger, destacou a importância do programa para mitigar os impactos da vulnerabilidade climática enfrentada por milhares de famílias, garantindo melhores condições para o planejamento da produção rural.

“O Garantia-Safra é uma política essencial que oferece suporte para milhares de agricultoras e agricultores que produzem os alimentos que chegam à nossa mesa. Além de reduzir os impactos das perdas causadas pelas adversidades climáticas, o programa contribui para a permanência das famílias no campo e para a sustentabilidade da produção agrícola”, afirmou.

O pagamento do Garantia-Safra segue o calendário de pagamento dos benefícios sociais e será depositado em Conta Poupança Digital da Caixa Econômica Federal.

Leia também:

Regularização do pagamento

Os agricultores aderidos ao Garantia-Safra que tiveram o pagamento do Benefício preventivamente bloqueado, poderão apresentar defesa contra o bloqueio por meio do serviço “ Solicitar Requerimento de Defesa após bloqueio do Benefício Garantia-Safra”. As defesas poderão ser apresentadas em até 60 dias a partir do dia 18 de março de 2025.

Os motivos dos bloqueios podem ser consultados por meio de acesso ao perfil do beneficiário(a) no Sistema de Gerenciamento do Garantia-Safra”.

Mais informações sobre o Garantia-Safra podem ser solicitadas à Secretaria de Agricultura Familiar e Agroecologia do MDA pelo e-mail garantiasafra.cgs@mda.gov.br ou pelo telefone (61) 3218-3319.

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.