Ouvindo...

Produtores da Serra da Mantiqueira vão produzir queijos de 60 quilos neste final de semana; saiba mais

Primeiro encontro ‘Super Queijos’ de 2025 promovido pela Rota do Queijo de Minas acontece nos dias 15 e 16 de fevereiro

Produtores da serra da Mantiqueira se preparam para produzir queijos de até 60 quilos no primeiro encontro ‘Super Queijos’ de 2025 promovido pela Rota do Queijo de Minas.

O encontro acontecerá neste final de semana, nos dias 15 e 16 de fevereiro. Serão produzidos as maiores porções de um queijo de guarda de Cabra e Búfala, em fazendas produtoras no município de Itanhandu, na serra da Mantiqueira de Minas.

Confira a programação:

  • Sábado, dia 15: Produção de 50 quilos, batizado de GRAN CAPRINO DA MANTIQUEIRA, na queijaria Di Capre - Estrada do Pedregulho, em Itanhandu;
  • Domingo, dia 16: Produção do maior queijo de Búfala com 60 quilos o BÚFALO SUPREMO, na queijaria Pérola da Serra - Estr. do Jardim, , em Itanhandu.

Segundo produtor cultural, Jordane Macedo, os Super Queijos de 2024 poderão ser degustados no evento ‘Made in Minas Gerais’ , com o tema Rota do Queijo de Minas, em 15 de junho em Belo Horizonte, quando haverá um concurso onde o público presente poderá para eleger qual o melhor Super Queijo de todos já produzidos juntamente com um júri técnico.

O produtor de queijo de búfala, Carlos Alberto Cunha, conta à Itatiaia sobre a expectativa para a ‘superprodução’.

‘A expectativa é a melhor possível. Um pouco de ansiedade, um pouco de emoção, de alegria, de preocupação. Foi muita alegria que nós fomos escolhidos aí pelo o pessoal da Rota do Queijo, que nos convidou para para fazer o super queijo. Será o maior queijo de búfala produzido até hoje no Brasil e isso nos enche de alegria. Então, a expectativa é muito grande pro evento e a gente espera receber bastante gente lá', contou o produtor e veterinário.

‘Super Queijos’

Os Super Queijos são um movimento de valorização e promoção dos QMAs que surgiu despretensiosamente. ‘A ideia inicial era fazer apenas um queijo para entrar no Guinness World Records. Contei para a Lúcia e o Ivair, do premiado Queijo do Ivair, de São Roque de Minas, na Canastra, e eles embarcaram comigo na missão, disponibilizando toda a ordenha do dia, 300 litros, para fazermos um único queijo’, conta Jordane.

    Leia também

    A Rota do Queijo de Minas

    A Rota do Queijo de Minas é um projeto da Culturar, produtora cultural de Jordane Macedo, que tem a proposta de promover os queijos de Minas Gerais. Criada em dezembro de 2022, em São Roque de Minas, na região da Canastra, onde foram instaladas placas com QR CODES que levam a um mapa na plataforma Google Maps indicando a rota das principais queijarias da região.

    Além da Canastra, a plataforma opera na região de Araxá, na Mantiqueira e no Mercado Central de Belo Horizonte, onde se pode encontrar os queijos de produtores participantes da Rota na capital mineira.


    Participe dos canais da Itatiaia:

    Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde
    Leia mais