O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) lançou o Passaporte Agro nesta segunda-feira (3), uma iniciativa criada para oferecer suporte direto a exportadores brasileiros que desejam acessar mercados internacionais recém-abertos.
A nova ferramenta, desenvolvida por meio da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais, pretende ampliar o portfólio de produtos e serviços oferecidos pelo Mapa, com o objetivo de gerar oportunidades para os exportadores brasileiros por meio de informações qualificadas.
O programa visa intensificar os esforços para expandir e consolidar a presença do Brasil nos mais de 300 mercados abertos nos últimos dois anos.
Como vai funcionar o Passaporte Agro?
À princípio, o Passaporte Agro será disponibilizado para as associações que representam os setores produtivos envolvidos nas aberturas comerciais. Essa iniciativa também se soma a outras oferecidas pela ApexBrasil, pelo MDIC e pelo MRE.
A ferramenta vai reunir informações detalhadas e atualizadas para fornecer subsídios que auxiliem os exportadores na efetivação de suas vendas.
Entre os conteúdos oferecidos, estão:
- Orientações sobre o registro de produtos;
- Listas de potenciais compradores;
- Diretrizes para procedimentos alfandegários;
- Informações mercadológicas específicas.
O objetivo é reduzir barreiras operacionais e incentivar as empresas - especialmente aquelas com menor experiência no comércio exterior - a iniciarem suas exportações de forma estruturada e segura.
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Suporte ao setor exportador
Segundo a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais, o Passaporte Agro reforça a estratégia do governo de não apenas abrir mercados, mas também garantir que os produtores brasileiros tenham o suporte necessário para transformar essas oportunidades em negócios concretos.
O secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luís Rua, complementou sobre o processo de internacionalização do agro brasileiro.
AgroInsights: outra ferramenta
No dia 23 de janeiro, a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), anunciou a ferramenta ‘AgroInsights’, que também visa apoiar o cenário das exportações de produtos do agro brasileiro.
A iniciativa foi criada para identificar oportunidades de negócios e fortalecer a posição do Brasil como protagonista no mercado internacional de produtos agropecuário.
O AgroInsight disponibilizará 912 relatórios estratégicos ao longo de 2025, 76 a cada mês, elaborados pelos adidos agrícolas lotados no exterior. Os documentos estão divididos igualmente entre produtos de origem animal (38) e vegetal (38) e incluem, no mínimo, duas oportunidades de negócios específicas para cada mercado-alvo.
A ferramenta serve como um elo entre produtores e exportadores brasileiros e as demandas internacionais, facilitando o acesso a informações relevantes sobre consumo, regulamentações e tendências globais.
Inicialmente os relatórios serão disponibilizados para todas as associações setoriais do Agro.
Novos mercados abertos
O agronegócio brasileiro alcança 321 novas oportunidades de negócio desde o início de 2023, com abertura do mercado para exportações. O trabalho do Mapa é em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).