Ouvindo...

Passaporte Agro: entenda como funciona nova ferramenta do Mapa que facilita exportações

O programa visa intensificar os esforços para expandir e consolidar a presença do Brasil nos mais de 300 mercados abertos nos últimos dois anos

Nova ferramenta do Mapa facilita exportações para mercados recém-abertos

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) lançou o Passaporte Agro nesta segunda-feira (3), uma iniciativa criada para oferecer suporte direto a exportadores brasileiros que desejam acessar mercados internacionais recém-abertos.

A nova ferramenta, desenvolvida por meio da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais, pretende ampliar o portfólio de produtos e serviços oferecidos pelo Mapa, com o objetivo de gerar oportunidades para os exportadores brasileiros por meio de informações qualificadas.

O programa visa intensificar os esforços para expandir e consolidar a presença do Brasil nos mais de 300 mercados abertos nos últimos dois anos.

Como vai funcionar o Passaporte Agro?

À princípio, o Passaporte Agro será disponibilizado para as associações que representam os setores produtivos envolvidos nas aberturas comerciais. Essa iniciativa também se soma a outras oferecidas pela ApexBrasil, pelo MDIC e pelo MRE.

A ferramenta vai reunir informações detalhadas e atualizadas para fornecer subsídios que auxiliem os exportadores na efetivação de suas vendas.

Entre os conteúdos oferecidos, estão:

  • Orientações sobre o registro de produtos;
  • Listas de potenciais compradores;
  • Diretrizes para procedimentos alfandegários;
  • Informações mercadológicas específicas.

O objetivo é reduzir barreiras operacionais e incentivar as empresas - especialmente aquelas com menor experiência no comércio exterior - a iniciarem suas exportações de forma estruturada e segura.

Leia mais:

Suporte ao setor exportador

Segundo a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais, o Passaporte Agro reforça a estratégia do governo de não apenas abrir mercados, mas também garantir que os produtores brasileiros tenham o suporte necessário para transformar essas oportunidades em negócios concretos.

O secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luís Rua, complementou sobre o processo de internacionalização do agro brasileiro.

AgroInsights: outra ferramenta

No dia 23 de janeiro, a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), anunciou a ferramenta ‘AgroInsights’, que também visa apoiar o cenário das exportações de produtos do agro brasileiro.

A iniciativa foi criada para identificar oportunidades de negócios e fortalecer a posição do Brasil como protagonista no mercado internacional de produtos agropecuário.

O AgroInsight disponibilizará 912 relatórios estratégicos ao longo de 2025, 76 a cada mês, elaborados pelos adidos agrícolas lotados no exterior. Os documentos estão divididos igualmente entre produtos de origem animal (38) e vegetal (38) e incluem, no mínimo, duas oportunidades de negócios específicas para cada mercado-alvo.

A ferramenta serve como um elo entre produtores e exportadores brasileiros e as demandas internacionais, facilitando o acesso a informações relevantes sobre consumo, regulamentações e tendências globais.

Inicialmente os relatórios serão disponibilizados para todas as associações setoriais do Agro.

Leia também

Novos mercados abertos

O agronegócio brasileiro alcança 321 novas oportunidades de negócio desde o início de 2023, com abertura do mercado para exportações. O trabalho do Mapa é em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde