Ouvindo...

Emater-MG investe no cultivo de uma das hortaliças mais amadas do Brasil; saiba qual

Unidade Regional da Empresa de Assistência Técnica promoveu Dia de Campo no Vale do Jequitinhonha para incentivar cultivo inédito na região

Produtividade da batata produzida na UD superou as 30 toneladas por hectare

Minas é o maior produtor de batata-inglesa do Brasil com uma produção estimada em 1, 28 milhões de toneladas, de acordo com o IBGE. Trata-se de uma das hortaliças mais consumidas no mundo e, claro, muito presente na mesa dos brasileiros. Afinal, quem não ama uma batata frita, um purê ou um simples cozidinho dela?

Pensando nisso e em abastecer as escolas por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a Unidade Regional da Emater-MG em Capelinha - no Vale do Jequitinhonha - implantou uma Unidade Demonstrativa da cultura no município. O objetivo é testar o cultivo do alimento na região e os primeiros resultados já são promissores.

O coordenador regional de Culturas, José Mauro de Azevedo, disse que a ideia de cultivar batata surgiu da necessidade de diversificar os produtos da agricultura familiar para a entrega do PNAE. Segundo ele, a procura pelo alimento nas escolas locais é grande porque as crianças adoram. “Temos uma demanda muito grande e vimos a possibilidade da agricultura familiar produzir, incrementando a lista de produtos entregues para a merenda escolar”, explica.

Leia mais:

Batata e maçã em alta, carnes estáveis para o consumidor

Curiosidade: conheça o arroz IR que tem gosto de batata inglesa, misturado com pipoca

Dia de Campo em Santa Cruz teve palestras sobre o tema e até uma oficina de picles

Para estimular o cultivo da hortaliça na região, foi promovido um Dia de Campo para produtores na UD instalada na comunidade Santa Cruz, em Capelinha. A programação contou com palestras sobre o cultivo de batata – ministrada por José Mauro, e um relato do extensionista local, Ednardo Antônio Fernandes, sobre a condução e manejo da Unidade Demonstrativa.

A coordenadora regional da Emater, Dulce Arantes, e a extensionista Nágila Salman deram uma oficina de produção de picles, abordando o aproveitamento das batatas de tamanho menor para agregação de valor ao produto.

Produtoras de Capelinha ficaram satisfeitas com a qualidade das batatas colhidas em Capelinha

Primeira colheita rendeu batatas graúdas

Após as palestras, foi feita a colheita, a pesagem e avaliação das batatas, de acordo com a classificação padrão de mercado. “Os resultados superaram nossas expectativas, pois as plantas renderam batatas graúdas. Acredito que o plantio da cultura será replicado, pois houve um interesse grande dos agricultores presentes. Em breve, eles estarão atendendo à demanda das escolas de Capelinha”, comemorou o coordenador.

José Mauro aproveitou a oportunidade para orientar os agricultores sobre os procedimentos para o preparo das batatas-semente para um novo plantio.

Pragas foram combatidas com caldas alternativas e controle biológico

A produtividade da batata produzida na UD superou as 30 toneladas por hectare e não foi registrada a incidência significativa de doenças. As poucas manifestações da Mosca-branca, um das pragas de maior risco para a cultura no Brasil, foi combatida com uso de caldas alternativas e controle biológico. “Plantamos a batata em junho, numa área irrigada, e em setembro foi feita a colheita. Todo o manejo foi realizado sem defensivos. Outra vantagem é que a batata usa pouca água, o que para nossa região, que é seca, é muito bom”, argumentou José Mauro.

Recomendação é que o cultivo aconteça sempre no período seco

Para evitar pragas e manter a qualidade do produto, a proposta da equipe local é que a produção de batata ocorra sempre no período mais seco do ano. “Era um sonho que eu tinha, mas não conseguia mudas de qualidade. Agora veio essa oportunidade com a Emater-MG. A lavoura produziu bastante e pelos bons resultados creio que vai dar certo na nossa região. Toda a batata que eu colhi e consegui fazer muda, eu vou plantar de novo”, disse o produtor José Antônio Pinheiro, dono do área da Unidade Demonstrativa.

Principais produtores de batata do Brasil? *

  • Minas Gerais: 1,28 milhões de toneladas
  • Paraná: 778,4 mil toneladas
  • São Paulo: 688,5 mil toneladas
  • Rio Grande do Sul: 406 mil toneladas
  • Santa Catarina: 403,5 mil toneladas
  • Goiás: 223,4 mil toneladas
  • Bahia: 97,8 mil toneladas

*Quantidade produzida nas três safras de 2022, segundo o IBGE

(*) Com informações da Emater-MG

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.