Algodão em pluma recua pelo sexto mês seguido e atinge menor preço desde 2009

Maior oferta, demanda fraca e desvalorização internacional derrubam cotações no mercado interno

Cenário é resultado da maior oferta nacional

Após atingir um pico em maio deste ano, o preço médio do algodão em pluma registra quedas mensais consecutivas desde então. São seis meses seguidos de baixa, levando a média de novembro ao menor patamar desde setembro de 2009, em termos reais (IGP-DI de out/25).

Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), esse cenário é resultado da maior oferta nacional, da demanda interna retraída e do enfraquecimento também nos valores internacionais.

Mesmo com as exportações apresentando ótimo desempenho, os estoques de passagens ainda devem permanecer elevados. A média de novembro do Indicador CEPEA/ESALQ (pagamento em oito dias) foi de R$ 3,4505/lp, com baixa de 1,91% em relação a outubro/25, retração de 12,5% sobre novembro/24 e a menor desde setembro de 2009, quando esteve em R$ 3,4089/lp, em termos reais.

Leia também

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

Ouvindo...