Algodão mantém preços firmes no mercado interno enquanto exportações disparam

Retração vendedora e alta paridade externa sustentam valores no país, enquanto embarques já superam desempenho do ano passado

Na parcial de novembro, já foram escoadas 323,1 mil toneladas da fibra

O mercado de algodão em pluma segue com preços internos firmes, impulsionados pela retração de vendedores e pela atratividade das exportações. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), os produtores consultados estão concentrados no cumprimento de contratos, o que reduz a oferta no mercado spot nacional e dá suporte às cotações.

Do lado da demanda, indústrias mostram maior interesse por lotes de qualidade superior, mas compram apenas quando necessário, mantendo o ritmo de negociações lento no mercado interno.

Enquanto isso, os embarques ao exterior seguem intensos. Na parcial de novembro, já foram escoadas 323,1 mil toneladas da fibra, volume 7,9% superior ao total exportado em novembro de 2024 e quase 10% acima do embarcado em outubro deste ano, segundo a Secex. Se seguirem neste ritmo, os embarques podem atingir o maior volume mensal deste ano, superando 438 mil toneladas.

Leia também

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

Ouvindo...