Exportações de algodão do Brasil devem superar recorde e atingir novo pico histórico

Em outubro, embarques foram os maiores para o mês e seguem acelerados

Até outubro, Brasil já exportou 2,326 milhões de toneladas de algodão

As exportações brasileiras de algodão seguem em ritmo intenso e devem encerrar 2025 com um novo recorde histórico. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o volume embarcado em outubro foi o maior já registrado para o mês e o segundo maior do ano, ficando atrás apenas de janeiro.

De acordo com pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o bom desempenho está relacionado ao avanço do beneficiamento e ao escoamento do amplo excedente interno, além de os preços externos estarem mais atrativos do que os praticados no mercado spot nacional.

Na parcial de 2025, até a primeira semana de novembro, o Brasil já exportou 2,326 milhões de toneladas de algodão, superando os volumes totais dos 12 meses de anos anteriores, com exceção de 2024, quando o país embarcou 2,77 milhões de toneladas.

Pesquisadores do Cepea avaliam que, diante do ritmo diário das exportações observado neste início de novembro, o volume total de 2025 deve ultrapassar o do ano passado, consolidando-se como o maior da série histórica.

Leia também

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

Ouvindo...