Ouvindo...

Exposição em Uberlândia traz ‘Fazendinha’ imersiva para crianças; entenda

Sindicato Rural se uniu a parceiros para mostrar como funcionam, na prática, diversas cadeias produtivas

Mini-animais da fazenda cativam adultos e crianças. Eles são fruto de seleção genética

Certamente você já viu. Em toda exposição agropecuária tem uma “Fazendinha”, um espaço que simula um pequeno curral onde as crianças podem interagir com mini-vacas, mini-cabras, mini-ovelhas, mini-porquinhos, mini-cavalos e até outros animais mais exóticos como avestruzes e pavões.

Mas o Sindicato Rural de Uberlândia, responsável pela Camaru - tradicional exposição agropecuária que esse ano, completa 60 anos, decidiu ir além dessa ‘mera experiência de fofurice’.

Leia mais:

Com a ajuda de parceiros, será possível oferecer atividades mais imersivas e didáticas sobre as cadeias produtivas e a vida no campo. No espaço Agrolab, por exemplo, a cargo da prefeitura de Uberlândia, as crianças poderão visualizar maquetes de plantações ou pastos e interagir por meio da construção de peças usando canetas 3D.

Primeira turma de alunos que visitou a Fazendinha: empolgação

A Polícia do Meio Ambiente também estará presente, oferecendo esclarecimentos sobre a importância da preservação ambiental, além de demonstrações de equipamentos utilizados nas operações em campo.

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) apresentará a cadeia produtiva da apicultura, enquanto o Instituto Alexa exibirá instrumentos musicais construídos a partir de materiais recicláveis. Além disso, os visitantes terão a oportunidade de ver de perto lavouras de girassol, algodão, milheto, milho e capim, plantadas especialmente para o evento.

Leia também

Pensa que acabou? Nada… a organização preparou ainda uma demonstração do sistema agroflorestal, que é uma forma de uso e ocupação do solo em que árvores são plantadas ou manejadas em associação com outras culturas agrícolas ou forrageiras.

Ah! Você adora os mini-animais? Não se preocupe. O Haras Fazenda Rancho dos Ipês trará todos eles para que não falte nada no seu agro-passeio, inclusive o lanche que será oferecido pela BRF.

O espaço foi inaugurado ontem (30) e segue até 9 de setembro no Parque Camaru, em Uberlândia. De segunda a sexta, a Fazendinha estará aberta para as visitas das escolas previamente inscritas pelo site www.camaruoficial.com.br. Nos finais de semana, o espaço estará aberto para o público em geral. A entrada é franca.


Participe dos canais da Itatiaia:

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.