Ouvindo...

Concurso de Queijos terá categoria para iguarias com ingredientes especiais como vinhos, café e azeite

Também poderão concorrer queijos de regiões que não possuem concursos e queijos temperados (ou harmonizados) com especiarias e outros ingredientes

Julgamento será no dia 23 de agosto, mas o resultado só sairá no dia 30, seguido de cerimônia de premiação

Atenção, queijeiros! A grande final do 17º Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais vai acontecer no Serro, em dois dias diferentes de agosto. No dia 23, será realizado o julgamento dos queijos propriamente dito. Mas o resultado só será divulgado no dia 30, seguido da premiação dos vencedores. Além dos queijos já classificados nas várias etapas do concurso, a Emater abriu a possibilidade de participação dos queijos Minas Artesanal de regiões que não possuem concursos e foi mais além, criando uma categoria específica para os “Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas - com ingredientes opcionais ou defumados”.

A inscrição dos queijos deve ser feita até 8 de agosto, nos escritórios locais da Emater. “A regulamentação dos queijos artesanais Alagoa e Mantiqueira de Minas permite a fabricação de queijos com ingredientes opcionais (especiarias, azeite, vinho, etc) e defumados. Então, para enriquecer o concurso e ter mais variedades concorrendo, resolvemos criar a categoria dos queijos temperados para os tipos Alagoa e Mantiqueira de Minas”, explica a assistente técnica da Emater-MG, Fernanda Quadros, da comissão organizadora do concurso.

O concurso faz parte da programação da 38ª Festa do Queijo do Serro. Este ano, o Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais terá quatro categorias. São elas:

  • Queijo Minas Artesanal - QMA (maturação até 30 dias)
  • Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas - maturação de 14 a 30 dias]
  • Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas - maturação acima de 60 dias e
  • Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas - com ingredientes opcionais e defumados (nova categoria).

Fernanda explica que somente produtores com queijarias registradas em serviços de inspeção, estão aptas a participar do concurso. “Os interessados precisam ter sido classificados nos concursos regionais ou ser de regiões caracterizadas em que não houve concurso ou regiões não caracterizadas. O regulamento do concurso está disponível no site da
Emater-MG.

Júri será composto por estudiosos da produção queijeira e profissionais de gastronomia

As avaliações levarão em conta aspectos como:

  • apresentação (formato e acabamento)
  • cor (uniforme ou manchada)
  • presentação interna (olhaduras e granulação),
  • consistência (dureza e untuosidade), gosto, sabor e aroma dos queijos.

Na final, serão escolhidos cinco queijos vencedores de cada categoria. Todos os vencedores receberão troféus. Os demais vão ganhar um Certificado de Participação.

Leia mais:

Concurso da Emater-MG vai eleger o melhor queijo artesanal do estado

Embaixadores se rendem aos queijos artesanais mineiros durante evento na França; entenda

(*) Com informações da Emater-MG.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.