- Ter um bom conhecimento das leis ambientais e contar com uma assessoria especializada no assunto. As leis mudaram muito, ao longo dos anos. E segundo o professor, uma prática que era incentivada na década de 80, hoje, pode dar até cadeia. Muitos produtores acabam sendo penalizados por mudanças repentinas ou improváveis nas leis.
- Investir em tecnologia, sempre que possível. O professor lembra que existem dois tipos de tecnologias: a que envolve custos e a que envolve conhecimento. Hoje, o conhecimento está mais facilitado pela internet e direcionamento dos órgãos oficiais do governo como empresas públicas de pesquisa e universidades. Além disso, existem vários softwares especialmente projetados para a atividade rural — inclusive, com preços compatíveis ao orçamento de pequenas e médias propriedades.
- Buscar o máximo de informações possível, a respeito de sua cadeia produtiva, acompanhando as últimas pesquisas e novidades do setor.
- Fazer uma boa gestão da propriedade - O produtor tem que saber o custo do seu produto. Se ele trabalha com fruticultura, qual é o custo de produção da caixa de banana que ele produz? Isso é importante para que ele saiba precificar e tomar decisões de quando está sobrando verba para investir ou é tempo de aguardar. É super importante ter uma planilha de custos de produção
- Associar-se a cooperativas a fim de buscar interesses comuns e maior competitividade para compra e venda. Algumas delas facilitam o contato entre agricultores familiares e outros produtores, oportunizando a aquisição de insumos e materiais e a venda da produção por valores mais atrativos.
- Aposte em ferramentas de controle de pragas e insetos, como, por exemplo, o manejo integrado. Carunchos, traças e outras pragas têm o potencial de causar prejuízo nas plantações tanto quanto no material colhido. E ainda existem bactérias, fungos e até ervas daninhas que prejudicam o cultivo. Algumas espécies apresentam grande resistência aos pesticidas. Nesse sentido, vale também investir no monitoramento das lavouras, com a utilização de drones, por exemplo.
- Invista no marketing agrícola - Ainda que muitos produtores acreditem que se trata de uma estratégia onerosa e desnecessária, a realidade revela um cenário oposto. Justamente em razão de as propriedades rurais serem afastadas dos grandes centros urbanos, o marketing se torna uma excelente alternativa para aproximar o
O professor ressalta que essas são apenas algumas reflexões, deixando claro que, dependendo do tipo de atividade, da cadeia em que se trabalha, da região onde fica a propriedade e das condições econômicas e climáticas, as prioridades e/ou competências podem variar bastante. “Refletir e trocar ideias sobre seu negócio é sempre bem-vindo”.
Existem vários softwares especialmente projetados para a atividade rural, inclusive, com preços compatíveis ao orçamento de pequenas e médias propriedades.