Ouvindo...

Dia do Produtor Rural Mineiro: sete competências que o profissional deve ter

Conversamos com o professor Carlos Juliano Brant dos cursos de Agronomia e Zootecnia da UFMG, para saber como os produtores rurais devem se preparar para ter sucesso na atividade

Existem vários softwares especialmente projetados para a atividade rural, inclusive, com preços compatíveis ao orçamento de pequenas e médias propriedades.

No Dia do Produtor Rural Mineiro - comemorado neste domingo (7) - o professor de Grandes Culturas do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, campus Montes Claros, Carlos Juliano Brant Albuquerque, pondera que são muitos os desafios com os quais os produtores rurais têm que lidar no dia a dia. Mas, dois, na opinião dele, são mais impactantes: a falta de mão de obra a dificuldade de acesso à tecnologia que tornou-se excessivamente cara. Segundo o professor, quem não se tecnificou com os subsídios que estavam disponíveis no passado, agora encontra muita dificuldade porque os preços dos equipamentos estão nas alturas e as burocracias para acesso ao crédito são dificulta dores do processo. Veja outras competências citadas pelo professor:

  • Ter um bom conhecimento das leis ambientais e contar com uma assessoria especializada no assunto. As leis mudaram muito, ao longo dos anos. E segundo o professor, uma prática que era incentivada na década de 80, hoje, pode dar até cadeia. Muitos produtores acabam sendo penalizados por mudanças repentinas ou improváveis nas leis.
  • Investir em tecnologia, sempre que possível. O professor lembra que existem dois tipos de tecnologias: a que envolve custos e a que envolve conhecimento. Hoje, o conhecimento está mais facilitado pela internet e direcionamento dos órgãos oficiais do governo como empresas públicas de pesquisa e universidades. Além disso, existem vários softwares especialmente projetados para a atividade rural — inclusive, com preços compatíveis ao orçamento de pequenas e médias propriedades.
  • Buscar o máximo de informações possível, a respeito de sua cadeia produtiva, acompanhando as últimas pesquisas e novidades do setor.
  • Fazer uma boa gestão da propriedade - O produtor tem que saber o custo do seu produto. Se ele trabalha com fruticultura, qual é o custo de produção da caixa de banana que ele produz? Isso é importante para que ele saiba precificar e tomar decisões de quando está sobrando verba para investir ou é tempo de aguardar. É super importante ter uma planilha de custos de produção
  • Associar-se a cooperativas a fim de buscar interesses comuns e maior competitividade para compra e venda. Algumas delas facilitam o contato entre agricultores familiares e outros produtores, oportunizando a aquisição de insumos e materiais e a venda da produção por valores mais atrativos.
  • Aposte em ferramentas de controle de pragas e insetos, como, por exemplo, o manejo integrado. Carunchos, traças e outras pragas têm o potencial de causar prejuízo nas plantações tanto quanto no material colhido. E ainda existem bactérias, fungos e até ervas daninhas que prejudicam o cultivo. Algumas espécies apresentam grande resistência aos pesticidas. Nesse sentido, vale também investir no monitoramento das lavouras, com a utilização de drones, por exemplo.
  • Invista no marketing agrícola - Ainda que muitos produtores acreditem que se trata de uma estratégia onerosa e desnecessária, a realidade revela um cenário oposto. Justamente em razão de as propriedades rurais serem afastadas dos grandes centros urbanos, o marketing se torna uma excelente alternativa para aproximar o produtor de seus clientes (ou futuros clientes).

O professor ressalta que essas são apenas algumas reflexões, deixando claro que, dependendo do tipo de atividade, da cadeia em que se trabalha, da região onde fica a propriedade e das condições econômicas e climáticas, as prioridades e/ou competências podem variar bastante. “Refletir e trocar ideias sobre seu negócio é sempre bem-vindo”.

Existem vários softwares especialmente projetados para a atividade rural, inclusive, com preços compatíveis ao orçamento de pequenas e médias propriedades.

Leia mais:

Lideranças do agro falam sobre o que desejam ao produtor rural mineiro

Dia do Produtor Rural Mineiro: segmento está cada vez mais tecnificado e bem informado

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.