Ouvindo...

Mais de vinte mil pessoas são esperadas para a Semana Internacional do Café

Maior evento nacional do café, será de 8 a 10 de novembro no Expominas, com participação de pessoas de 40 países

Os concursos de cafés são uma atração à parte com muita torcida e comemoração

Anote aí na agenda para não esquecer: A 11ª edição da Semana Internacional do Café (SIC), será de 8 a 10 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte. A feira é a grande festa dos aficionados por café, produtores e estudiosos desse grão amado em todo o mundo. Mais de 20 mil pessoas, vindas de 40 países, são esperadas para o evento esse ano, criando oportunidades para conexões, aprendizados, degustações e transações comerciais.

Realizada desde 2013 na capital mineira, a SIC oferece estandes tão luxuosos, quanto acolhedores num clima de alto astral, com pessoas dos mais variados perfis, idades e identidades sociais. O objetivo dos criadores do evento é gerar oportunidades para toda a cadeia do café brasileiro.

Uma das novidades desta edição, é que Sistema Estadual da Agricultura terá um plantão técnico no estande para tirar dúvidas sobre processos produtivos do café, informações sobre políticas públicas e ações para o segmento.

O que esperar?

A programação prevê, como sempre, palestras, workshops, degustações, cursos e competições. Durante três dias, o público poderá participar dos mais de 20 eventos de conteúdo e premiações, como o concurso Coffee of the Year Brasil 2023, onde os melhores cafés brasileiros da safra nova serão conhecidos. Haverá ainda o Encontro Mineiro das Cooperativas de Café - OCEMG e o Campeonato Brasileiro de Barista, onde o campeão irá representar o Brasil no campeonato mundial em 2024.

Se você adora café, fique de olho nos lançamentos de cafeteiras que prometem praticidade para quem gosta de torrar o grão em casa ou fazer blends e bebidas quentes ou geladas à base de café. Nos estandes, sempre dá pra provar aquele delicioso capuccino ou café especial.

Vitrine para o mundo

Para o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, a SIC é um evento fundamental na promoção dos cafés brasileiros, na medida em que integra, em um mesmo ambiente, todos os elos do agronegócio da cafeicultura.

“O café é o carro-chefe das exportações do agro mineiro. Só no ano passado, nosso grão foi exportado para 89 países, alcançando o valor de US$ 6,9 bilhões, com embarques de aproximadamente 28,5 milhões de sacas. A feira é uma oportunidade para que o estado mostre ao mundo a diversidade e a qualidade da sua produção, para potencializar ainda mais os cafés mineiros para outros mercados”, conclui Thales Fernandes.

O tema desse ano será “Origens produtoras: uma visão de futuro para uma nova cadeia do Café”, fazendo referência ao novo cenário mundial, que leva em consideração as práticas, produção e consumo sustentáveis em todos os setores.

Com foco nas transações B2B (termo de vendas que representa negócios realizados por empresas para outras empresas), incluindo de grandes produtores a representantes de empresas que atuam em todas as etapas da cadeia produtiva a grandes e pequenos empresários do setor, como, por exemplo, pessoas que estejam se preparando para abrir uma cafeteria. O evento conta ainda com a presença de agrônomos, mestres de torra, baristas e representantes de setores complementares, como o dos leites vegetais.

“Temos orgulho em afirmar que a Semana Internacional do Café é um espaço onde há 11 anos histórias são contadas, conexões geradas e um número gigante de negócios são realizados, fomentando o setor do café brasileiro”, comenta Caio Alonso Fontes, diretor da Espresso&CO, um dos realizadores do evento.

Antônio Pitangui de Salvo, presidente do Sistema Faemg Senar, uma das entidades que promovem o evento, reforça a importância da SIC.

“A Semana Internacional do Café conecta o produtor rural a grandes agentes da cadeia cafeeira e para mostrar o valor dos nossos cafés e do importante trabalho do produtor rural mineiro”.

Outro realizador do evento é o Sebrae Minas Gerais, que desenvolve há mais de 10 anos iniciativas para estruturar as ‘origens controladas’, o tema desta edição da SIC. “Atualmente, nove regiões produtoras de café contam com o apoio do Sebrae na elaboração de estratégias voltadas para fortalecer a identidade e origem dos territórios”, disse Marcelo de Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MG.

A SIC é gratuita para produtores e empresas da área, assim como para visitantes internacionais. Pessoas físicas também têm acesso por meio da compra de ingresso pelo valor de $60,00 pelos três dias. A programação completa e os convidados confirmados podem ser conferidos no site: www.semanainternacionaldocafe.com.br.

A realização do Governo de Minas em parceria com o Sistema Faemg Senar, o Sebrae Minas e a Espresso&CO.

(*) Com informações da Agência Minas

Leia mais:

Semana Internacional do Café será em novembro no Expominas

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.