Exportações de algodão batem recorde em 2025 apesar de mercado interno lento

Embarques atingem maior volume da série histórica, enquanto negociações domésticas seguem travadas

Brasil embarcou 452,49 mil toneladas em dezembro/25

Enquanto o mercado interno de algodão em pluma segue com baixa liquidez, o cumprimento de contratos para exportação continua a todo vapor. Segundo dados da Secex, analisados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o Brasil embarcou 452,49 mil toneladas em dezembro/25, recorde da série Secex, iniciada em 1997.

No acumulado de 2025, as vendas externas também foram as maiores da história, somando 3,026 milhões de toneladas, volume 9,1% acima do de 2024, que era o recorde até então. De modo geral, pesquisadores explicam que os negócios da pluma no mercado doméstico têm sido retomados aos poucos. A queda da taxa de câmbio diminuiu a paridade de exportação e também reduziu a presença compradora.

Mesmo diante de um ambiente de demanda moderada, o Brasil deve manter um papel central no mercado global de algodão na temporada 2025/26.

Leia também

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

Ouvindo...