Projeto “Parque de Histórias: Lendas e Encantos do Brasil”, em Timóteo, contemplam mais de 300 alunos da rede municipal

Espetáculo, lançamento de livro e workshops para educadores compõem as várias atrações apresentadas pela arte-educadora Flora Manga

O Cenário foi produzido por artistas que participam do grupo Giramundo

Em uma semana que foi marcada por teatro, contação de histórias, capacitação de educadores, incentivo à leitura e outras atividades culturais, a contadora de história, arte-educadora e produtora cultural, Flora Manga, abriu o projeto “Parque de Histórias: Lendas e Encantos do Brasil”. Mais de 300 alunos já assistiram.

O espetáculo já passou pela E.M. Clarindo Carlos de Miranda, no bairro Macuco, em Timóteo, onde as crianças se encantaram com o espetáculo “Raízes indígenas: A lenda do Guaraná e Boitatá”. Uma montagem que traz em sua narrativa os contos de origem indígena. Para Flora Manga, a contação de história encenada tem o objetivo de “compartilhar o patrimônio cultural dos povos originários, essa herança maravilhosa é um direito de todas as crianças”.

A montagem conta com um lindo cenário produzido por artistas do Grupo Giramundo. Bia Apocalypse, filha de fundadores e presidente do Giramundo, foi a responsável pelo design do boneco articulado do “Boi Tatá” e divide a autoria do cenário com os artistas, também do Giramundo, Ana Fagundes e Israel Augusto. Israel também assina o projeto técnico e ao lado de Ana Fagundes foram os responsáveis pela construção e modelagem. Vale ressaltar que a cobertura do boneco ficou por conta da artista Clarice Rena da Crava Ateliê. Ana Fagundes também assina a pintura.

A experiencia desses artistas trouxeram para o espetáculo recursos cênicos que criaram uma experiência marcante para crianças e educadores. Os alunos puderam participar da dinâmica e dos contos executados por Flora enquanto a história era desenvolvida, proporcionando a experiencia de compor, de certa forma, a narrativa apresentada.

O Parque de Histórias ainda levará a montagem para mais três escolas da rede municipal de Timóteo: Angelina Alves de Carvalho, MAMP e Novo Tempo.

Workshops

Ainda pelo Parque de Histórias 2025, foi ministrado o primeiro de dois worksshops para educadores, com prática coletiva e material de apoio, para que a contação continue depois do projeto. O encontro ocorreu nesta quarta-feira, na sede da Fundação Emalto, Av. Alexandre Torquetti, 151B - Santa Terezinha, Timóteo.

O Grupo Emalto é patrocinador do projeto, por meio da Lei Rouanet e tem o apoio da Fundação Emalto. Para a coordenadora da fundação, Grazielle Torquetti, apoiar projetos como este, é essencial para fomentar o imaginário infantil, preservar tradições culturais e fortalecer o acesso à educação de qualidade. “Iniciativas assim não apenas enriquecem o repertório cultural das crianças, mas também contribuem para a formação de cidadãos mais críticos e criativos, alinhando-se aos nossos valores de responsabilidade social e compromisso com o futuro das gerações vindouras”, destaca.

Lançamento e distribuição de livros

Outro ponto fundamental do projeto é o lançamento e distribuição do livro “A Lenda do Guaraná” de autoria da própria Flora e que já agraciou mais de 200 pessoas. O projeto tem a previsão de distribuir 1000 exemplares do livro.

O projeto contou com a distribuição gratuita do livro “A Lenda do Guaraná" de autoria da artista Flora Manga

De acordo com a arte-educadora, Flora Manga: “...o objetivo primordial desse projeto é o incentivo à leitura e desenvolvimento do imaginário. As histórias sempre foram o veículo mais valioso de transmissão de saberes”.

Leia também

Jefferson Rocha é jornalista graduado pelo Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais e tem 25 anos de experiência em rádio. É coordenador de jornalismo da Itatiaia Vale do Aço.

Ouvindo...