Confirmando sua vocação de liderança política, Minas Gerais vai sediar em junho, o segundo ciclo do Cosud - Consórcio de Integração Sul e Sudeste. O evento que acontece em sua 8ª edição terá a participação dos governadores dos sete estados das regiões: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Este será segundo ciclo do encontro, e terá como objetivo é o avanço para uma nova fase, a partir do tema central de geração de emprego e renda.
Esta é a segunda vez que Belo Horizonte sedia o evento. Em 2019, a capital mineira foi palco da primeira edição. Para este ano, a expectativa é de consolidação e formalização do consórcio, além de avanços em pautas relacionadas a geração de emprego e renda.
Na edição de 2023, Minas recebe este importante encontro, com o peso de ter sido o estado que registrou em 2021, a maior participação no PIB do país em 20 anos, sendo responsável por 9,3% das riquezas produzidas no Brasil. Com população estimada em mais de 20 milhões de habitantes, Minas atrai oportunidades para empreender – como polo de geração de empregos – e também pela segurança. Isto sem falar da rica culinária, o legado histórico, manifestações culturais, paisagens exuberantes e um povo acolhedor, que tornam Minas Gerais um dos estados mais queridos e visitados do Brasil.
Encontro de líderes
Foi justamente em Belo Horizonte que o Cosud foi criado, em março de 2019, com a missão de consolidar a agenda de cooperação entre os governos do Sul e Sudeste, por meio da troca de experiências e a abordagem de temas que atendam às demandas econômicas, sociais e ambientais. O encontro ganha especial relevância, já que as regiões Sul e Sudeste concentram 70% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e quase 120 milhões de habitantes.
No encontro, governadores dos sete estados e suas equipes promovem uma ampla discussão sobre pautas estratégicas para o desenvolvimento das regiões, como modernização tributária, equilíbrio fiscal, dívida pública e o Pacto Federativo.
Programação inclui debates e carta de compromissos
O Cosud 2023 vai ser realizado nos dias 2 e 3 de junho, com uma programação que inclui 12 áreas estratégicas: Assistência Social e Direitos Humanos; Fazenda, Planejamento e Previdência; Saúde; Desburocratização, Inovação e Tecnologia; Cultura e Turismo; Educação; Desenvolvimento Econômico; Infraestrutura, Logística e Transporte; Meio Ambiente; Agricultura e Pecuária; Segurança Pública; e Transparência, Controladoria e Ouvidoria.
Ao final do encontro serão apresentados os resultados das construções coletivas e, ainda, promovido um debate com os 7 governadores, que deverão assinar uma carta de compromissos, com os entendimentos e pleitos acordados durante o Cosud.