Ouvindo...

Seu login do Google é uma chave poderosa na mão de criminosos; saiba como se proteger

Hackers com acesso à sua conta Google conseguem controlar e espionar quase toda a sua vida digital

Se alguém obtiver acesso à sua conta Google, terá nas mãos praticamente toda a sua vida digital. Basta um único login. Isso inclui e-mails, senhas de outros serviços, histórico de localização, arquivos pessoais e até informações financeiras.

Com o mesmo login usado para o Gmail, é possível redefinir senhas de serviços como redes sociais, bancos e lojas online. Hackers utilizam a opção ‘Esqueci minha senha’, recebem o link de redefinição por e-mail - e você só percebe quando já foi invadido.

E não para por aí. Caso sua conta esteja vinculada ao Google Pay ou Carteira Google, criminosos podem realizar transações, acessar cartões salvos e até gastar saldos de vale-presentes armazenados. Isso tudo está ao alcance deles se conseguirem entrar.

Além disso, seu histórico de localização pode ser explorado. Se você já usou o Google Maps com o GPS ativado, o invasor poderá saber onde você mora, trabalha, treina ou até onde estacionou o carro dias atrás. Assustador? Sim. Perigoso? Com certeza.

O Google Drive também representa um risco. Documentos confidenciais, fotos, currículos e até cópias de documentos podem ser baixados por invasores, especialmente se estiverem com acesso offline ativado.

Leia também

Outro ponto sensível é o YouTube. Criminosos podem acessar seu histórico, canais pessoais e até seus vídeos privados. E com o Google Fotos, imagens íntimas ou familiares também ficam expostas. Sim, eles também verão aquelas pesquisas embaraçosas feitas às 2 da manhã.

Uma tática sorrateira é não alterar a senha, mas configurar regras de encaminhamento de e-mails, permitindo ao invasor espionar discretamente. Alguns ainda adicionam seus próprios contatos como métodos de recuperação - garantindo controle mesmo após tentativas de recuperação.

Se você estiver logado no Chrome com essa conta, os riscos aumentam: histórico de navegação, favoritos e senhas salvas via preenchimento automático ficam expostos. Segundo pesquisas, mais de 30% dos usuários armazenam senhas dessa forma.

O pior cenário? Ser completamente bloqueado. Hackers experientes conseguem trocar senha, e-mail de recuperação e até ativar novos métodos de autenticação em menos de dez minutos. Se você nunca precisou passar pelo processo de recuperação do Google, acredite - você não quer passar por isso.

Como proteger a conta do Google de criminosos

  • Ative a autenticação em dois fatores (preferencialmente por app, não por SMS).
  • Revise a atividade de segurança da sua conta Google.
  • Remova acessos de dispositivos ou apps desconhecidos.
  • Use um gerenciador de senhas e nunca repita senhas entre contas.
  • Considere ativar chaves de segurança ou passkeys.

Sua conta Google vai além do e-mail. É sua identidade digital. Se há um momento para revisar suas configurações de segurança e mudar aquela senha antiga, é agora. Afinal, com bilhões de credenciais vazadas por aí, a sua pode já estar nas mãos erradas.

Jornalista graduado com ênfase em multimídia pelo Centro Universitário Una. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo digital, é repórter do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Antes, foi responsável pelo site da Revista Encontro, e redator nas agências de comunicação FBK e Viver.