O hábito de conversar consigo mesmo em voz alta costuma ser associado a
Gary Lupyan, em entrevista à BBC, explicou que verbalizar pensamentos não é um ato irracional , mas sim um processo que pode aprimorar nossas habilidades mentais. Ele citou um estudo em que os participantes foram expostos a uma tela com diversos objetos, descobrindo que aqueles que nomearam os itens em voz alta conseguiram localizá-los mais rapidamente. O especialista explica que isso ocorre porque “ao nomear o que você está vendo, o cérebro ativa informações visuais para identificar o objeto mais rapidamente”.
Comprovação está nos hábitos das crianças
Um dos exemplos mais comuns dos benefícios do diálogo interno são as
Vantagens da conversa interna verbalizada
A psicoterapeuta Anne Wilson argumenta que " todos precisamos conversar com alguém interessante, que nos conheça profundamente e que esteja ao nosso lado . Quem melhor do que nós mesmos?”. Alguns profissionais até recomendam essa prática em suas consultas terapêuticas por seus inúmeros benefícios.
Entre os benefícios de falar consigo mesmo estão o aprimoramento da memória, a estruturação do pensamento e a facilitação da resolução de problemas. A psicologia contemporânea considera o diálogo interno uma forma de socialização interna que contribui positivamente para o bem-estar emocional , proporcionando motivação cognitiva e clareza mental.