A primeira lua cheia de junho é conhecida como “
Lua de Morango” e acontece na noite desta terça-feira (10). Neste ano, o astro aparece no céu na posição mais baixa em 20 anos, atingindo seu auge na madrugada de quarta-feira (11), por volta as 4h46.
A expressão não tem relação com a coloração da
Lua, que permanece a mesma no fenômeno. A
“Lua de Morango” recebe esse nome porque marca a última lua cheia da
primavera no hemisfério Norte, época em que os povos tradicionais da região colhiam a fruta.
Na época, as
luas cheias recebiam “apelidos” para ajudar no monitoramento da mudança das estações. Apesar do nome não ter um correspondente no hemisfério Sul, a expressão acabou se popularizando por sua beleza poética e por simbolizar a regência das
fases da lua sobre a natureza.
Como observar a ‘Lua de Morango’?
O fenômeno é visível a olho nu, tanto no hemisfério Norte quanto no hemisfério Sul. Para observar a “Lua de Morango”, a melhor opção é escolher um lugar com boa visão do horizonte, sem prédios ou árvores altas.
Apesar de ser visível no hemisfério Sul, por causa de um outro fenômeno, a Lua parecerá mais alta no céu. A paralisação lunar, evento que acontece a cada 18,6 anos, altera a inclinação da órbita lunar, o que faz com que o astro fique mais alto no Sul e mais baixo no Norte.
Fenômeno acontece na semana do Dia dos Namorados
Para os casais que vão comemorar o
Dia dos Namorados, que acontece nesta quinta-feira (12), ao longo da semana, observar o fenômeno pode ser uma opção romântica. Vale lembrar que o auge da “Lua de Morango” acontece justamente na madrugada da véspera da
data comemorativa.
*Sob supervisão de Marina Borges