A primavera de 2024 começa no próximo domingo (22), com a entrada da nova estação, ondas de calor e frio.
De acordo com Vinícius Lucyrio, que é meteorologista da equipe de previsão climática da Climatempo, as altas temperaturas podem voltar a partir de novembro - maior risco no PA, TO, norte de GO e Nordeste.
“Ondas de calor poderão acontecer nesta primavera tão intensas e prolongadas como a do ano passado”, disse.
Leia também:
Com mais frentes frias passando, aumenta a chance de termos frio tardio na primavera, especialmente entre outubro e novembro.
Já em SC e RS, há possibilidade de frio intenso. “Com mais frentes frias passando, aumenta a chance de termos frio tardio na primavera, especialmente entre outubro e novembro”, explicou.
Os centros de monitoramento do clima já consideram a formação do fenômeno La Niña no decorrer da primavera de 2024.
” A estiagem deste ano começou mais cedo e isto é parte da causa do aumento dos incêndios florestais que estamos observando no final do inverno”, informou.