Ouvindo...

Rei Charles, Príncipe William e Princesa Charlotte comemoram vitória de time no futebol

Princesa Charlotte, de 10 anos, entregou medalhas acompanhada do pai ao time vencedor

Príncipe William e Princesa Charlotte no encerramento de campeonato europeu de futebol

O Príncipe William e a filha, Charlotte, comemoram a vitória da Seleção Inglesa de Futebol Feminino - conhecida como Lionesses - no Women’s Euro 2025, na tarde deste domingo (27). Jogando contra a equipe espanhola, o time virou o placar depois de iniciar o jogo perdendo por um gol.

A partida foi disputada em St. Jakob-Park, em Basileia, Suíça. A vitória foi conquistada pela Inglaterra após uma tensa disputa de pênaltis.

Leia também

Com isso, Lionesses torna-se a primeira equipe da história a defender com sucesso o título europeu desde o início do torneio, em 1984.

A Princesa Charlotte assistiu à vitória ao lado de seu pai, do primeiro-ministro Sir Keir Starmer, da presidente da FA (Football Association) Debbie Hewitt e do CEO da FA Mark Bullingham.

A menina de 10 anos, com um vestido de bolinhas, foi vista em uma conversa amigável com as realezas espanholas Princesa Leonor e Infanta Sofía quando a Inglaterra empatou o jogo.

Mais tarde, ela se juntou ao Príncipe William no campo para entregar as medalhas, enquanto as jogadoras inglesas celebravam a vitória. Uma foto do Príncipe de Gales com o braço ao redor da filha foi posteriormente publicada no X, antigo Twitter, após a entrega do troféu às Lionesses, com a legenda “campeãs da Europa”.

Os dois parabenizaram a equipe em uma breve declaração: “Que jogo! Lionesses, vocês são as campeãs da Europa e não poderíamos estar mais orgulhosos de toda a equipe. Aproveitem esse momento, Inglaterra”.

O Rei Charles III liderou as homenagens reais às Lionesses, de volta ao Reino Unido. Em uma mensagem intitulada “Parabéns, Inglaterra”, publicada na conta oficial da Família Real no X, Charles escreveu:

“Envio a vocês, à treinadora e a toda a equipe de apoio minhas mais sinceras felicitações por vencerem a Euro 2025. Há mais anos do que gostaria de lembrar, os torcedores ingleses cantam aquele famoso refrão: o futebol está voltando para casa”, continuou.

“Parabéns, Lionesses. A próxima missão é trazer para casa a Copa do Mundo de 2027, se possível!”, brincou Charles.

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia