Ouvindo...

Nem vinagre nem bicarbonato de sódio: a melhor maneira de remover o calcário das torneiras e vasos sanitários

Existe um truque super eficaz e fácil de aplicar que dispensa o uso de produtos químicos agressivos ou ingredientes difíceis de encontra

Vai faltar água em Belo Horizonte

Com o tempo, manchas, ferrugem e calcário se acumulam no banheiro, principalmente nas torneiras e no vaso sanitário, tornando a limpeza uma tarefa difícil.

No entanto, existe um truque super eficaz e fácil de aplicar que dispensa o uso de produtos químicos agressivos ou ingredientes difíceis de encontrar. Este método de limpeza é sugerido pela Inteligência Artificial (IA) devido à simplicidade dos seus ingredientes.

O método caseiro para deixar o banheiro impecável e livre de calcário

A recomendação do ChatGPT para a limpeza nesses casos é usar ácido cítrico em pó, um produto fácil de encontrar.

Como usar no vaso sanitário:

Dissolva 2 a 3 colheres de sopa em água quente e despeje na bacia do vaso sanitário.

Deixe agir durante a noite.

Na manhã seguinte, esfregue com uma escova e dê descarga.

Onde encontrar? Em lojas de produtos naturais, casas de produtos a granel ou lojas online.

As vantagens desse método incluem o fato de ser um produto natural, potente, que não deixa cheiro forte e é seguro para quase todas as superfícies. Recomenda-se usá-lo em vasos sanitários, torneiras, azulejos e box de chuveiro. Além disso, é ecológico e não corrosivo.

Para torneiras, box e chuveiros, a IA também sugere o uso de limão fresco. Basta cortar um limão ao meio e esfregar diretamente sobre o limo. Em seguida, espere de 10 a 15 minutos e enxágue com água quente.

O clássico truque com vinagre branco para o banheiro

Aqui estão os ingredientes que você precisará para deixar seu vaso sanitário e banheiro como novos:

Vinagre branco

Água

Como aplicar este truque?

Misture vinagre e água: Combine partes iguais de vinagre branco e água. Despeje a mistura em um borrifador.

Aplique a solução: Pulverize nas áreas do vaso sanitário onde o limo se acumula. O vinagre, devido à sua acidez, dissolve o limo em minutos, facilitando sua remoção sem a necessidade de esfregar por muito tempo.

Deixe agir e esfregue: Deixe o vinagre agir por alguns minutos. Em seguida, esfregue suavemente as áreas afetadas com uma escova. Por fim, dê descarga para eliminar os resíduos. Se não ficar completamente limpo, repita o processo.

Existem outros métodos eficazes para limpar o vaso sanitário?

Suco de limão e sal grosso: Esprema dois limões e misture o suco com sal grosso. Despeje essa mistura no vaso sanitário e deixe repousar por 10 minutos. Em seguida, esfregue as manchas com a escova e dê descarga para enxaguar.

Água quente e bicarbonato de sódio: Ferva água suficiente, deixe esfriar um pouco e despeje no vaso sanitário. Adicione meia xícara de bicarbonato de sódio e deixe repousar por 15 minutos. Esfregue as manchas com a escova depois.

Vinagre branco e bicarbonato de sódio: Despeje uma xícara de vinagre no vaso sanitário e deixe agir por 10 minutos. Em seguida, adicione uma quantidade generosa de bicarbonato de sódio e esfregue bem as manchas com uma escova. A mistura ajudará o limo a se soltar mais facilmente.

Como prevenir a acumulação de calcário?

Aqui estão algumas dicas para prevenir a acumulação de limo em locais como banheiros e cozinha:

Limpeza regular: Faça uma limpeza profunda do vaso sanitário pelo menos uma vez por semana para evitar que o limo e as manchas difíceis se acumulem.

Use vinagre branco regularmente: Borrife vinagre branco na parte interna do vaso sanitário e deixe agir por alguns minutos antes de esfregar com a escova. O vinagre é um excelente limpador natural, desinfeta e elimina o limo.

Conserte vazamentos de água: Se o vaso sanitário tiver vazamentos, conserte-os o mais rápido possível. O gotejamento constante favorece a formação de limo e mofo, além de desperdiçar água.

Escovação diária: Faça uma passada rápida com a escova todos os dias para evitar a acumulação de resíduos e manter o vaso sanitário fresco entre as limpezas profundas.

Evite produtos abrasivos: Utilize produtos naturais ou específicos para banheiros. Limpadores muito fortes podem danificar a porcelana e fazer com que o vaso sanitário suje mais rapidamente.

Ventilação adequada: Certifique-se de manter o banheiro bem ventilado, pois a umidade favorece a acumulação de bactérias e maus odores. Se possível, abra a janela ou use um exaustor.

Use pastilhas limpadoras: Coloque uma pastilha limpadora no tanque de vez em quando. Essas pastilhas ajudam a manter o vaso sanitário livre de calcário e proporcionam um aroma fresco.

Leia também

Graduado em Jornalismo e Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atuou como repórter das editorias de Política, Economia e Esportes antes de assumir o cargo de chefe de reportagem do portal da Itatiaia.