Ouvindo...

Conheça o Museu Trapiche, que abriga o primeiro engenho de açúcar da América Central

Cidade que abriga o museu está entre os municípios da região com a maior população afrodescendente escravizada durante o período colonial

Museu possui uma igreja barroca que abriga uma pintura da Virgem de Guadalupe

A cidade de San Jeronimo, na Guatemala, abriga o Museu Trapiche, onde foi instalado o primeiro engenho de açúcar da América Central. Além disso, o município está entre aqueles que concentram as maiores populações arborescentes escravizadas na região durante o período colonial.

O museu abriga maquinas da época, exposições de arte regional e peças de arqueologia maia. Lá, é possível compreender como a cana-de-açúcar se tornava açúcar e aguardente nos engenhos.

Leia também

Ao entrar, os visitantes podem ver uma imponente roda d'água importada da Inglaterra. A peça tem sete metros de diâmetro e pesa aproximadamente uma tonelada. A ferramenta era movida por correntes de água canalizadas das montanhas através de um enorme aqueduto de pedra, usado para mover o moinho de rolos.

O museu também possui uma igreja barroca que abriga uma pintura da Virgem de Guadalupe do pintor mexicano Cristóbal de Villalpando. A estrutura do museu é composta por retábulos de estilo barroco, imagens religiosas e pinturas a óleo.

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.