Muitas pessoas afirmam não conseguir
Existem, basicamente, duas formas de poupar dinheiro: de maneira informal e formal.
- Poupança informal: É o método mais tradicional e simples, que consiste em guardar dinheiro em cofrinhos, cofres ou até “debaixo do colchão”, mantendo o valor separado das despesas do dia a dia.
- Poupança formal: Envolve depositar o dinheiro no sistema financeiro, como em contas que rendem juros ou depósitos a prazo fixo, além de contribuir para a formação de um histórico de crédito.
Técnica 50-30-20 para economizar
O primeiro passo para começar a poupar é definir uma meta clara. Ter um objetivo específico ajuda a direcionar a
O sistema 50-30-20 é uma técnica consolidada de organização financeira pessoal e familiar. Ele consiste em dividir a renda — fixa ou variável — em porcentagens aproximadas e destiná-las a categorias específicas, reservando uma parte para a poupança.
A regra propõe que você distribua a renda em três categorias: necessidades, gastos com lazer e estilo de vida e poupança e investimentos.
- 50% para necessidades: despesas previsíveis, como aluguel, alimentação, transporte, serviços públicos e pagamentos de
cartões de crédito; - 30% para lazer e estilo de vida: gastos com entretenimento, passeios, viagens, refeições fora de casa, assinaturas e encontros com amigos;
- 20% para poupança e investimentos: valor destinado a metas de curto e longo prazo, garantindo segurança financeira.
Economizar um valor fixo todos os meses permite fazer projeções e acompanhar o progresso em direção às metas. Saber quanto tempo será necessário para alcançá-las aumenta a motivação e ajuda a garantir que os objetivos sejam cumpridos dentro do prazo estabelecido.