Em tempos de busca por conexão com a natureza, atrair borboletas para quintais e varandas pode ser uma forma simples e encantadora de trazer mais cor e vida ao ambiente. Mais do que símbolo de renovação, elas também colaboram com a polinização e o equilíbrio dos ecossistemas urbanos.
Especialistas ouvidos pelo site de notícias G1 dão dicas para entender como criar espaços acolhedores para essas visitantes. A chave está na escolha certa de
“O contato com as borboletas é uma forma de se aproximar da natureza, o que pode trazer benefícios à saúde, como o alívio de estresse e aumento do bem-estar”, afirma Aline Vieira, mestranda em Ecologia.
Plantas que atraem borboletas
De acordo com o professor André Victor Lucci Freitas, da Unicamp, plantas como manacá,
Além das flores, frutas fermentadas como
Espécies mais comuns nas cidades
Entre as borboletas urbanas mais comuns estão a borboleta-do-manacá (Methona themisto), borboleta-da-couve (Ascia monuste), borboleta-do-maracujá (Dione juno, Agraulis vanillae e Heliconius) e as borboletas-do-coqueiro (Brassolis spp.).
A melhor época para atraí-las é durante a primavera e o verão, quando há mais sol, umidade e abundância de flores e frutos. “Quanto mais tempo o jardim for coberto por sol, melhor será para as borboletas, já que elas necessitam do calor do sol para manter sua atividade e voar”, explica Aline Vieira.
Lagarta
Para garantir a presença contínua de borboletas, é essencial acolher também as
“Elas são vistas caminhando fora de suas plantas hospedeiras, procurando um local apropriado para passar a fase de pupa”, explica Luísa Mota, doutoranda em Ecologia.
Mitos e cuidados
Apesar de antigos mitos, as borboletas não fazem mal algum. Seu famoso ‘pózinho’ não cega e seu convívio é seguro. Já as lagartas, embora geralmente inofensivas, devem ser observadas com cuidado, pois algumas podem causar irritações leves — embora isso seja mais comum em mariposas.
Embora devorem parte das plantas durante seu crescimento, o impacto costuma ser temporário. “O único risco [de tê-las por perto] é querer mais e mais borboletas em nossas casas”, brinca André Victor.
Por fim, as pesquisadoras lembram que “muitas vezes, queremos as borboletas perto de nós, mas não pensamos o mesmo sobre as lagartas”. E concluem com uma citação do clássico ‘O Pequeno Príncipe': "É preciso que eu suporte duas ou três lagartas se quiser conhecer as borboletas”.