Uma
Opções, muitas vezes ignoradas, como queijo tipo cottage, lentilhas, ovos, sementes de abóbora, quinoa e sardinhas, podem oferecer um suporte valioso à recuperação muscular, equilíbrio hormonal e aumento de força. Esses alimentos fornecem
Queijo tipo cottage
Esse laticínio pode ser um ótimo aliado para quem busca desenvolver massa muscular. Rico em caseína, uma proteína de digestão lenta, ele é ideal para ser consumido à noite, ajudando na nutrição muscular durante o sono e prevenindo a degradação dos tecidos musculares.
Além da proteína, também fornece boas quantidades de
Lentilhas
As
Uma porção cozida tem cerca de 18 gramas de proteína, além de ferro e magnésio, dois minerais que auxiliam no transporte de oxigênio e nas contrações musculares. Vale a pena adicioná-las a sopas, saladas ou preparar um ensopado nutritivo.
Ovos
Os ovos são uma das proteínas mais completas disponíveis, e a gema
Pesquisas indicam que consumir o ovo inteiro após o exercício pode estimular a síntese de proteína muscular de forma mais eficaz do que a clara isolada. Versátil, o ovo pode ser preparado de diversas formas, como cozido, mexido, pochê ou em omeletes.
Sementes de abóbora
Além de saborosas, essas sementes são uma excelente fonte de
Com cerca de 7 gramas de proteína por porção, elas podem ser consumidas puras ou adicionadas a preparações como aveia, iogurtes e saladas.
Quinoa
A quinoa é um
É uma excelente alternativa ao arroz e combina bem com vegetais, legumes e proteínas magras. Nutritiva e versátil, a quinoa é uma escolha inteligente para quem quer fortalecer os músculos com variedade no prato.
Sardinhas
Apesar de pouco populares no cardápio de muita gente, as sardinhas são altamente nutritivas. Elas oferecem proteínas de alto valor biológico,
São práticas e podem ser consumidas direto da lata, acompanhando pães, torradas ou massas. Mesmo com seu sabor marcante, os benefícios compensam.