Ouvindo...

A rotina de treino expresso de 7 minutos que combina força e resistência

Método criado por fisiologista esportivo ganhou popularidade por sua simplicidade, acessibilidade e eficácia

Flexões, abdominais, agachamentos, polichinelos, pranchas e corridas estacionárias estão entre os movimentos propostos por especialista

Em meio à busca por exercícios curtos e eficientes, um treino expresso de 7 minutos pode ser uma alternativa prática para quem tem pouco tempo, mas deseja manter a forma. Desenvolvido pelo fisiologista Chris Jordan, o método alia força e resistência em uma sequência rápida, sem necessidade de equipamentos sofisticados.

A rotina é composta por 12 exercícios com peso corporal (calistenia), realizados por 30 segundos em alta intensidade, com apenas 5 segundos de descanso entre cada movimento. Flexões, abdominais, agachamentos, polichinelos, pranchas e corridas estacionárias estão entre os movimentos, e todos eles trabalham grandes grupos musculares em um curto intervalo.

Leia também

Segundo especialistas, a principal vantagem está na possibilidade de personalização: iniciantes podem reduzir o ritmo, enquanto praticantes mais experientes têm a opção de elevar a intensidade, encurtar descansos ou repetir as séries.

Estudos científicos também reforçam a eficácia do treino. Uma pesquisa publicada no ‘Journal of Sports Science and Medicine’ mostrou que muitos praticantes consideram a rotina “mais divertida do que treinos convencionais”, o que aumenta a adesão. Já a Universidade Europeia destaca que a base calistênica da modalidade (uso exclusivo do peso corporal) explica sua efetividade, baixo custo e fácil aplicação em qualquer espaço.

Entre os principais benefícios estão o ganho de força funcional, melhora da postura, aumento da resistência, mobilidade articular e coordenação. Além disso, como não há necessidade de equipamentos, o treino se torna acessível para todos os públicos.

Jornalista graduado com ênfase em multimídia pelo Centro Universitário Una. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo digital, é repórter do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Antes, foi responsável pelo site da Revista Encontro, e redator nas agências de comunicação FBK e Viver.