É comum a presença de mofo nas paredes ou nos móveis de uma casa. Geralmente, o fungo costuma aparecer em ambientes úmidos e com pouca ventilação, como no banheiro, por exemplo. Além de prejudicar a estética do cômodo e trazer alguns problemas técnicos, como infiltrações, o mofo também pode ser prejudicial à saúde.
A professora e pós-doutora em microbiologia, Fabiana da Conceição, explica que “esses fungos se reproduzem por meio de esporos, que podem representar um risco à saúde, especialmente para pessoas alérgicas”. Ela lista que o mofo pode causar “crises de asma, rinite alérgica, tosse persistente e irritação nos olhos, nariz e garganta”.
Como tirar o mofo das paredes e dos móveis?
O problema, na maioria das vezes, requer uma pequena reforma para que seja resolvido. Pode ser o caso, por exemplo, de uma infiltração, que precisará do reparo de um profissional. Porém, a boa notícia é que existem formas de amenizar a situação ou retardar o crescimento do mofo.
Para isso, existem tintas antimofo, que não resolvem o problema, mas retardam o aparecimento desse fungo. Também existem produtos que podem ser usados para “matar” os fungos, que podem vir prontos ou serem feitos a partir de receitas caseiras.
Para remover mofo, pode usar vinagre branco diluído em água, água sanitária diluída em água ou bicarbonato de sódio com água. Outras opções incluem mistura de vinagre com bicarbonato. Em casos mais simples, deixar o ambiente mais arejado com a ajuda de um ventilador e mantê-lo iluminado também pode ajudar.