É possível que, durante uma viagem de carro, você já tenha notado bolas de cores laranja ou vermelha penduradas em cabos elétricos em áreas rurais ou próximas a aeroportos. É importante destacar que esses objetos não são componentes elétricos, mas sim um elemento adicionado por motivos de segurança.
Essas esferas, conhecidas como esferas de sinalização visual ou esferas de balizamento, têm como principal função evitar acidentes aéreos. Elas são projetadas para tornar as linhas de energia visíveis a aeronaves que voam em baixa altitude, como helicópteros, aviões de fumigação agrícola, balões de ar quente ou aeronaves de serviços de emergência.
Em condições de baixa visibilidade, os cabos de alta tensão podem ser difíceis de serem percebidos pelos pilotos, representando um risco mortal. Graças à sua cor e tamanho, as balizas servem como um excelente guia visual.
Regulamentação
A Agência Estatal de Segurança Aérea (AESA), órgão da Espanha, é a responsável por regulamentar o uso dessas balizas na Espanha, estabelecendo normas rigorosas:
- Visibilidade: As esferas devem ser instaladas “sempre em posições bem visíveis, para dessa forma definir a forma geral do objeto”. Devem ser identificáveis, em tempo claro, a uma distância de pelo menos 1.000 metros para objetos vistos do ar, e 300 metros em todas as direções de aproximação das aeronaves.
- Cor: A instituição afirma que as balizas “deveriam ser de uma única cor”. “Quando forem utilizadas nas cores branco e vermelho ou branco e laranja, as balizas deveriam ser alternadas. A cor selecionada deveria contrastar com o fundo contra o qual devam ser vistas”, sublinha a AESA.
- Forma e Diâmetro: “A forma das balizas será tão característica quanto for necessário, a fim de evitar sua confusão com outras usadas na indicação de qualquer outra informação, e não deverão aumentar o perigo que apresentem os objetos que sinalizam”, acrescenta a Agência. No caso de linhas elétricas elevadas ou cabos, as balizas deverão ser esféricas e com um diâmetro não inferior a 60 centímetros.
Esses elementos costumam ser fabricados com materiais leves, porém muito resistentes, como poliéster com fibra de vidro ou polietileno de alta densidade, e pesam entre 5 e 7 quilos.