O que significa organizar as notas da mais valiosa para a mais barata, segundo a psicologia

Pesquisas indicam que esse gesto pode facilitar o controle do dinheiro

Organizar as notas de banco da maior para a menor denominação pode parecer um gesto simples, mas estudos indicam que esse hábito influencia a percepção do dinheiro e ajuda a controlar os gastos. Pesquisas recentes que combinam psicologia cognitiva e inteligência artificial mostram que esse método altera a relação com o dinheiro em espécie.

Psicólogos explicam que essa forma de organização cria uma sensação de abundância e controle. Ver primeiro as notas de maior valor aumenta a percepção de recursos disponíveis, enquanto a inteligência artificial confirma que pessoas que adotam essa prática tendem a gastar de forma mais consciente e cometer menos erros financeiros.

Leia também

Algumas das descobertas mais relevantes incluem:

  • Colocar a nota de maior valor primeiro faz o cérebro considerá-la “parte do orçamento disponível”, reduzindo a ansiedade ao gastar.
  • A ordem decrescente gera um efeito visual de reserva, incentivando gastos mais moderados.
  • Manusear o dinheiro de forma desorganizada, misturando notas, está associado a decisões impulsivas e despesas excessivas.

Especialistas recomendam incorporar esse hábito para melhorar o controle financeiro sem precisar de aplicativos ou ferramentas complexas:

  • Ao chegar em casa, esvazie a carteira e organize suas notas da maior para a menor denominação.
  • Antes de efetuar compras, observe as notas de maior valor para reforçar a sensação de “dinheiro sobrando”.
  • Para quem divide despesas em casa, sugira que todos utilizem esse sistema para maior clareza.
Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é repórter multimídia no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Antes passou pela TV Alterosa. Escreve, em colaboração com a Itatiaia, nas editorias de entretenimento e variedades.

Ouvindo...