Vereadores de Pouso Alegre aprovam projeto que proíbe condenados por alguns crimes ocuparem cargos públicos

Para vigorar precisa ser sancionado pelo Executivo

Plenário da Câmara Municipal de Pouso Alegre

Foi aprovado pela maioria dos vereadores, na sessão extraordinária desta terça-feira, 27 de janeiro, o Projeto de Lei de autoria do vereador Fred Coutinho, que prevê proibições para condenados pelos crimes de feminicídio, estupro, pedofilia, corrupção ativa e passiva de assumirem cargos públicos. A proposta que segue apara a sanção do Executivo Municipal.

Conforme o texto, os condenados pelos crimes citados não poderão assumir cargos públicos municipais, comissionados ou efetivos; fazer contratos com a Administração Pública direta ou indireta; participar de programas sociais e de incentivos da Prefeitura; nem receber homenagens, honrarias, prêmios ou nomeações públicas municipais.

A proposta estabelece ainda que a Prefeitura de Pouso Alegre deverá criar e atualizar um cadastro de agressores e criminosos envolvidos em Organizações Criminosas, para uso interno da administração pública.

Conforme o projeto, empresas prestadoras de serviço à Prefeitura de Pouso Alegre também não poderão contratar condenados por esses crimes. Qualquer cidadão poderá denunciar o descumprimento da lei por parte do Poder Público ou de empresas privadas.

Leia também

Estela Torres é jornalista pela Universidade de Alfenas e pós graduada em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário do Sul de Minas. Está na Itatiaia Sul de Minas desde a instalação da emissora em Varginha, em 2009, atuando como produtora, repórter e apresentadora .

Ouvindo...