Ouvindo...

Varginha amplia Farmácia de Minas e reforça acesso a medicamentos gratuitos

Unidade no bairro Sion passa a integrar a farmácia municipal e disponibiliza mais 187 tipos de remédios, além dos já fornecidos pelo Estado.

Ampliação da Farmácia de Minas em Varginha facilita acesso a remédios da rede pública.

O Programa Farmácia de Minas foi ampliado em Varginha. A solenidade de confirmação da expansão aconteceu na manhã desta segunda-feira (22).

Segundo o secretário municipal de Saúde, Adrian Nogueira, a unidade já distribuía mais de 100 medicamentos gratuitos, destinados principalmente a doenças raras e condições especiais. “A Farmácia de Minas já funciona aqui distribuindo 176 medicamentos que são distribuídos pelo Estado através de um laudo de medicamento especial. São medicamentos para doenças raras e doenças especiais que são distribuídos aqui. Agora, com a implantação da farmácia municipal acoplada à Farmácia de Minas, vai poder atender mais ainda a população.”

Leia também

Segundo o secretário, o local funciona como mais uma alternativa para a retirada de remédios. “Serão dispensados aqui mais 187 medicamentos que são distribuídos nas unidades de saúde. Então é mais um local para aquisição dos medicamentos de acordo com o receituário médico que pode acontecer dos pacientes que saem da UPA e passam aqui para poder buscar medicamento ou até mesmo dos bairros aqui que são bairros populosos como Padre Vitor, Centenário, Sion. Então as pessoas têm mais uma opção para poder buscar os medicamentos da farmácia municipal nossa que conta hoje com 187 medicamentos que são especiais para diabetes, hipertensão, doenças infecciosas e algumas outras doenças também.”

O prefeito de Varginha, Leonardo Ciacci, aproveitou a solenidade para citar outras ações na área de saúde, como a ampliação da UPA. “Desde que assumimos a nossa administração nós temos tido um carinho muito especial. Em menos de 100 dias entregamos uma nova unidade do posto de saúde aqui no bairro Padre Vitor. Ampliamos os horários de atendimento nos quadrantes, nas nossas UBSs justamente para dar um atendimento de melhor qualidade para a nossa população. Estamos já ampliando aqui a UPA, estamos fazendo uma ampliação também no Hospital Bom Pastor que já está para que o governo do estado possa autorizar a ampliação e já está, o projeto já está pronto, está lá só dependendo de autorização. Ou seja, são diversas ações que estamos tendo para melhorar a saúde na nossa cidade também.”

A Farmácia de Minas funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, na Avenida Celina Ottoni, 3389, bairro Sion. Todos os medicamentos fornecidos são gratuitos mediante apresentação de receita médica.

Estela Torres é jornalista pela Universidade de Alfenas e pós graduada em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário do Sul de Minas. Está na Itatiaia Sul de Minas desde a instalação da emissora em Varginha, em 2009, atuando como produtora, repórter e apresentadora .