Secretaria Municipal de Saúde de Varginha confirma morte por meningite

Paciente foi internada dia 6 de janeiro e não reagiu ao tratamento

Material colhido no corpo da paciente passou por exame na Fundação Ezequiel Dias em BH

Uma mulher de 56 anos morreu vítima de meningite meningocócica, em Varginha. A informação foi confirmada pela prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde na manhã desta quinta-feira, 15 de janeiro.

Segundo a Secretaria, a mulher foi atendida na UPA dia 6 de janeiro e não reagiu ao tratamento. Foi coletado material do corpo e enviado para a Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte. O resultado, pronto dia 12 de janeiro, confirmou a doença, causada pela bactéria Neisseria meningitidis.

Após a confirmação, a Secretaria Municipal de Saúde adotou todas as medidas definidas em protocolos do Ministério da Saúde, como identificação e acompanhamento de pessoas próximas à paciente. Estas pessoas estão recebendo medicamentos para prevenir a doença e estão em monitoramento para impedir a transmissão para outras pessoas.

A meningite meningocócica é transmitida através de contato direto com a bactéria causadora. Na rede pública de saúde há vacina disponível.

O calendário de vacinação do SUS oferece:

* Vacina Meningocócica C (Conjugada) aos 3 e 5 meses de idade (1ª e 2ª doses) e reforço com a vacina Meningocócica ACWY aos 12 meses de idade;

* Vacina Meningocócica ACWY (Conjugada) para adolescentes de 11 a 14 anos, em dose única, disponível na rede pública desde 1º de julho de 2025.

Até 1ª de dezembro do ano passado, a cobertura vacinal para crianças menores de 1 ano foi de 96%. Na faixa etária de 1 ano completo, a cobertura vacinal alcançou 93%.

Leia também

Estela Torres é jornalista pela Universidade de Alfenas e pós graduada em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário do Sul de Minas. Está na Itatiaia Sul de Minas desde a instalação da emissora em Varginha, em 2009, atuando como produtora, repórter e apresentadora .

Ouvindo...