Uma mulher de 56 anos morreu vítima de meningite meningocócica, em Varginha. A informação foi confirmada pela prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde na manhã desta quinta-feira, 15 de janeiro.
Segundo a Secretaria, a mulher foi atendida na UPA dia 6 de janeiro e não reagiu ao tratamento. Foi coletado material do corpo e enviado para a Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte. O resultado, pronto dia 12 de janeiro, confirmou a doença, causada pela bactéria Neisseria meningitidis.
Após a confirmação, a Secretaria Municipal de Saúde adotou todas as medidas definidas em protocolos do Ministério da Saúde, como identificação e acompanhamento de pessoas próximas à paciente. Estas pessoas estão recebendo medicamentos para prevenir a doença e estão em monitoramento para impedir a transmissão para outras pessoas.
A meningite meningocócica é transmitida através de contato direto com a bactéria causadora. Na rede pública de saúde há vacina disponível.
O calendário de vacinação do SUS oferece:
* Vacina Meningocócica C (Conjugada) aos 3 e 5 meses de idade (1ª e 2ª doses) e reforço com a vacina Meningocócica ACWY aos 12 meses de idade;
* Vacina Meningocócica ACWY (Conjugada) para adolescentes de 11 a 14 anos, em dose única, disponível na rede pública desde 1º de julho de 2025.
Até 1ª de dezembro do ano passado, a cobertura vacinal para crianças menores de 1 ano foi de 96%. Na faixa etária de 1 ano completo, a cobertura vacinal alcançou 93%.