Codemge anuncia projetos para restaurar fontes do Parque das Águas de Caxambu

Os projetos de restauração da Codemge incluem todas as fontes e o desassoreamento do lago do Parque de Caxambu. O anúncio foi feito após visita da ALMG ao local, que constatou a degradação de várias áreas.

Foi constatado que várias fontes estão se acabando, além do labirinto na área de recreação e do anfiteatro.

Estão prontos os projetos da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) para a restauração de todas as fontes do Parque das Águas de Caxambu. O anúncio foi feito na última sexta-feira (28), durante visita ao parque da Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Além de todas as fontes, o projeto também contempla o desassoreamento do lago. A deputada Beatriz Cerqueira, autora do requerimento para a visita técnica, esteve no local.

Leia também

Por meio da visita, foi constatado que várias fontes estão se acabando, além do labirinto na área de recreação e do anfiteatro. Estruturas de ferro estão enferrujadas, bancos sujos e tomados por lodo, além de peças de madeiras carcomidas. Uma nova audiência pública para obter mais conhecimento sobre o trabalho de restauração deve ser marcada, conforme a deputada.

O coordenador de Suporte aos Ativos no Interior da Codemge, Cláudio Fernandes Souza, relatou que também está em andamento o retorno da gestão do parque para a Prefeitura. A autarquia assumiu a condução da área em 2017, após 28 anos sob responsabilidade do executivo municipal. A partir daí, investiu cerca de R$ 30 milhões para a recuperação de alguns serviços que já não estavam funcionando, como a restauração do balneário, segundo o coordenador.

Estela Torres é jornalista pela Universidade de Alfenas e pós graduada em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário do Sul de Minas. Está na Itatiaia Sul de Minas desde a instalação da emissora em Varginha, em 2009, atuando como produtora, repórter e apresentadora .

Ouvindo...