Os ufólogos Marco Antônio Petit e Vitório Pacaccini estão em Varginha neste final de semana para integrar a programação do Congresso Internacional Ufológico, que já está com as inscrições encerradas. O diretor James Fox também participa do evento no município, onde deve apresentar detalhes de seu novo projeto, Moment of Contact: New Revelations of Alien Encounters.
Em entrevista à Rádio Itatiaia, Petit e Pacaccini participaram de um
“Nós temos que assumir — e isso não é nenhum tipo de problema pra nós — que nós ainda não atingimos o conhecimento de 100% de tudo que aqui aconteceu no Sul de Minas ou como aconteceu. Só que a quantidade de informações que nós já tivemos, inclusive de fontes militares, e quando eu falo de fontes militares, hoje em dia não é apenas a partir das fontes militares da época aqui do Sul de Minas”, afirmou Petit.
O ufólogo ressaltou que, nos últimos anos, as administrações municipais têm dado mais destaque ao tema. Segundo ele, esse apoio é fundamental para que novas testemunhas venham a público.
Petit participa de congresso em Varginha.
“A partir do momento que você tem um prefeito que fala abertamente desse assunto, você tem um vice-prefeito que fala, vereadores que falam, secretária de turismo, como a Rosana, que falam coisas do tipo ‘a nossa cidade, no passado, foi invadida literalmente pelo Exército’. Então, isso faz com que o cidadão comum perceba: ‘Ah, se o prefeito pode falar isso, pode falar o que ele sabe, por que eu guardei o segredo durante 30 anos?’”, concluiu.
Movimentações e depoimentos médicos
Pacaccini reforçou que o próprio prefeito, Leonardo Ciacci, teria lembranças das movimentações atípicas da época. Ele citou ainda o relato do médico Ítalo Venturelli.
Pacaccini também integra a programação do congresso em Varginha.
“O doutor Ítalo Venturelli foi ao hospital para fazer uma visita a um paciente que ele havia operado e, quando chega, ele também foi barrado, até que identificassem ele direitinho. Ele viu as viaturas militares lá dentro do hospital, viu os militares interditando os corredores, e veio a público dizer: ‘eles não só estavam lá dentro, mas eu entrei num dos quartos onde eles improvisaram uma UTI’. O doutor Ítalo Venturelli esteve frente a frente com essa criatura”, relatou Pacaccini.
Programação e palestras
Marco Antônio Petit realiza a palestra de abertura neste sábado (25) e promete apresentar provas documentais. “Vou provar a farsa que envolve o esclarecimento suposto do Caso Varginha”, adiantou.
Já Vitório Pacaccini será o responsável pelo encerramento. “Terei a oportunidade de apresentar ao público um conjunto de detalhes que os senhores nem imaginam. Dos bastidores. O que foi o dia a dia da nossa pesquisa? Eu vou contar detalhes que a mídia não contou até hoje. Muita gente vai tomar um susto”, alertou.
Embora as inscrições presenciais estejam esgotadas, o público pode acompanhar o evento por meio de transmissão online no
Cronograma do Evento
Sábado (24):
- 8h: Credenciamento
- 9h: Abertura do evento
- 10h: Palestra com o ufólogo Marco Petit
- 14h: Palestra com ufólogo Edison Boaventura
- 15h: Palestra com Fernando Ramalho
- 18h: Palestra com Marco Aurélio Leal e James Fox (seguida do documentário Momento do Contato 2)
Domingo (25):
- 9h: Palestra com Thiago Ticchetti
- 10h: Palestra com o ufólogo Vitório Pacaccini
- 11h: Tour na Rota do ET e encerramento no Memorial