O Caso ET de Varginha completa 30 anos neste dia 20 de janeiro de 2026. O episódio, que teve início em 1996 quando três adolescentes relataram ter visto uma criatura estranha em um terreno baldio, permanece sem um esclarecimento oficial, mas consolida a cidade como um dos maiores polos da ufologia mundial.
A narrativa original descreve uma criatura de pele marrom, olhos vermelhos e protuberâncias na cabeça. Dias após o primeiro relato, uma idosa afirmou ter visto um ser semelhante no zoológico da cidade. Na época, moradores também relataram o avistamento de naves espaciais e uma intensa movimentação de militares da Escola de Sargentos das Armas nas ruas de Varginha.
Narrativa original descreve uma criatura de pele marrom, olhos vermelhos e protuberâncias na cabeça.
O Terreno do Incidente
Um desdobramento administrativo relevante ocorreu recentemente com o local histórico da aparição. A Prefeitura oficializou a aquisição do terreno. O imóvel, que possui 250 metros quadrados e faz frente com a Rua Benevenuto Braz Vieira, foi incorporado ao patrimônio público por meio de uma escritura de permuta registrada em 8 de setembro de 2025. O terreno deverá se tornar um projeto cenográfico mostrando o “momento do contato”, passando a ser mais um ponto turístico.
Terreno onde a criatura teria sido avistada.
Relatos e Convicção
Três décadas depois, os principais pesquisadores e autoridades mantêm seus posicionamentos sobre o impacto e a veracidade dos fatos:
Pacaccini falou com a Itatiaia Sul de Minas sobre o caso.
O ufólogo Vitório Pacatini sustenta sua posição sobre a natureza do evento: “Eu continuo tendo a mesma convicção de que tudo que aconteceu foi muito verdadeiro. Houve toda uma operação militar de segurança nacional extremamente sigilosa, onde uma força militar saiu da cidade de Três Corações, da escola de sargentos das armas, e entrou em outro município, que é a cidade de Varginha, localizaram, capturaram e retiraram das cidades seres extraterrestres.”
Rosana também destacou a influência no caso no turismo da cidade.
A Secretária de Turismo, Rosana Carvalho, destaca a relevância global alcançada pelo município: “Hoje, essa questão do caso ET de Varginha, ela tem chamado a atenção do mundo e hoje a gente recebe visitantes de todos os países. Já passou pelo memorial pessoas de 38 países diferentes e de todos os estados brasileiros.”
Margaria destaca que acredita que os humanos não são as únicas formas de vida existentes no universo.
A jornalista Margarida Hallacoc, autora de um livro sobre o caso, reflete sobre a aceitação do tema: “Grande parte das pessoas acredita que não estão sozinhas no universo, sabe? Existe o planeta Terra e devem existir muitos outros, muitas galáxias e muitas outras formas de vida. O nosso conceito sobre o que é vida, ele precisa ser ampliado, porque mesmo na Terra existem muitas formas de vida.”
Impacto Cultural e Turístico
Varginha conta hoje com pontos de ônibus em formato de naves, esculturas de ETs e o Memorial do ET, inaugurado em 2022. O espaço oferece um acervo de notícias, painéis de ufólogos e um planetário com cinema 360 graus.
O desfecho do caso permanece em aberto. Se não há provas que os ETs passaram por Varginha, também não há provas do que realmente aconteceu.