O 4º Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti está em andamento em Varginha. Os trabalhos tiveram início nesta segunda-feira (20) e devem ser concluídos nesta quarta-feira (22). A ação tem como objetivo identificar os índices de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya e orientar estratégias de controle mais eficazes.
Nos imóveis visitados, os Agentes de Vigilância em Saúde realizam, além do tratamento e eliminação dos focos, a coleta de exemplares de larvas e pupas encontradas. Essas amostras são acondicionadas juntamente com um formulário próprio, contendo informações como endereço, tipo de depósito e quantidade de larvas e pupas coletadas, e encaminhadas ao laboratório do Setor de Vigilância Ambiental, onde será feita a contagem e a identificação das espécies.
Os dados obtidos são lançados no sistema do Ministério da Saúde, que classifica o município em baixo, médio ou alto risco de infestação pelo Aedes aegypti, orientando futuras ações de controle e prevenção. O levantamento consiste na visita a 20% dos quarteirões sorteados pelo programa do Ministério da Saúde e é realizado em todo o território nacional.