Ouvindo...

Projeto de lei autoriza a presença de doulas nas maternidades de Varginha

Parteiras serão escolhidas pelas gestantes e o hospital não poderá proibir a presença delas no local.

Estabelecimentos hospitalares públicos e privados ficam obrigados a permitir a presença das doulas.

Tramita em comissões permanentes da Câmara Municipal de Varginha o projeto de lei da vereadora Ana Rios que trata da presença de “doulas”, ou parteiras, nos hospitais e maternidades de Varginha, se assim a gestante quiser.

Leia também

Pelo projeto, os estabelecimentos hospitalares públicos e privados ficam obrigados a permitir a presença das doulas escolhidas pela gestante/parturiente durante todo o período de parto e pós parto imediato, inclusive cesariana, em trabalho remunerado ou não. O projeto deixa claro que a presença de doulas não se confunde com a presença de acompanhantes das pacientes.

O projeto detalha uma série de regras, inclusive que os estabelecimentos de saúde não poderão fazer qualquer cobrança pela presença das doulas durante a internação da paciente. O projeto foi apresentado no plenário da Câmara, seguiu para as comissões e ainda não tem data para ser votado em definitivo.

Estela Torres é jornalista pela Universidade de Alfenas e pós graduada em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário do Sul de Minas. Está na Itatiaia Sul de Minas desde a instalação da emissora em Varginha, em 2009, atuando como produtora, repórter e apresentadora .