O volume de atividade turística em Minas Gerais apresentou crescimento de 0,3% no mês de novembro, consolidando uma sequência de altas iniciada em setembro. O resultado superou a média nacional, que registrou 0,2% no mesmo período. Os dados fazem parte de uma análise da Fecomércio MG, baseada na Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE.
Segundo a economista da Fecomércio MG, Fernanda Gonçalves, o desempenho foi favorecido pelo calendário varejista. “O mês de novembro apresentou um cenário favorável não apenas para o comércio, mas também para o setor de serviços, com destaque também para o turismo, que se beneficiou do maior dinamismo econômico gerado pela data [Black Friday]”, explica.
Apesar da evolução mensal, o setor enfrenta desafios no comparativo de longo prazo. Na comparação anual (novembro de 2025 frente a novembro de 2024), o estado registrou uma desaceleração de 5,4%, ficando abaixo da média brasileira, que cresceu 2,1%. No ano anterior, esse mesmo indicador havia acelerado 4,6%.
No acumulado de janeiro a novembro de 2025, o turismo mineiro apresenta uma retração de 3,9%. O número contrasta com o cenário nacional, que acumula alta de 5,0% no ano corrente. Já no acumulado dos últimos 12 meses, o estado registra retração de 3,0%, enquanto o país cresceu 5,5% na média.