No mês da conscientização contra a
Afinal, do que se trata a doença?
Eduardo Paton, médico hematologista, coordenador da Equipe de transplante e terapia celular do Câncer Center Oncoclínicas, em Belo Horizonte, explica que a “leucemia é o nome que se dá ao conjunto de doenças tumorais malignas, que se caracterizam por uma proliferação descontrolada de células imaturas ou até maduras no sangue e na medula óssea, onde são produzidas”.
Quais são os sintomas?
Segundo o médico, os “sinais são fraqueza, cansaço fácil e falta de ar pela anemia; febre e infecções pela redução dos glóbulos brancos normais; e sangramentos devido à redução no número de plaquetas, fragmentos celulares responsáveis pela coagulação do sangue. Mais raramente gânglios linfáticos e o baço podem estar aumentados de tamanho e outras tumorações podem ocorrer”.
Como funciona o tratamento?
A doença pode ser descoberta por meio do exame de sangue e da biópsia da medula óssea, e o tratamento vai depender da idade e das condições clínicas do paciente.
“O tratamento é realizado com quimioterapia agressiva, recentemente tratamentos com medicações que atingem o ‘alvo’ das alterações genéticas das leucemias podem ser utilizados no tratamento. Algumas formas de leucemias crônicas não necessitam de tratamento por longos períodos”, destaca.
O transplante de medula óssea pode ser indicado nas leucemias de alto risco e na leucemia mieloide crônica.
As chances de cura variam conforme o tipo de leucemia e a idade e estado clínico do paciente, chegando a ser maior que 90% em leucemias da infância.
Diagnóstico
Mara Pinheiro contou que
Emocionada, a jornalista explicou que Júnior foi “imediatamente internado” para iniciar o protocolo de quimioterapia. Ela também revelou como explicou a situação ao pequeno.
“Ele quando estava internado era um exemplo de resiliência, de alegria. A gente falou pra ele que estávamos combatendo o ‘bichinho ruim’ do sangue, e em momento nenhum ele reclamou de nada”, frisou Mara.
Por fim, ela agradeceu pelo carinho que a família tem recebido, pelo apoio dos médicos e pediu orações aos seguidores.
“A gente tá cercado por uma equipe médica de anjos e eu tenho certeza que foi Deus que fez a gente fazer esse exame pra gente descobrir. Então orem, rezem, mandem boas vibrações e torçam por nós”, encerrou.