Ouvindo...

Veja os segredos para manter os abacates frescos por mais tempo

Métodos simples, baseados na química do processo, podem prolongar a vida útil e a cor vibrante da fruta

Veja como conservar o abacate

É frustrante ver um abacate recém-cortado escurecer rapidamente. Esse problema comum na cozinha tem uma explicação científica: a oxidação enzimática. Quando a polpa do abacate entra em contato com o oxigênio, uma enzima chamada polifenol oxidase (PPO) reage com os compostos fenólicos, produzindo quinonas que se transformam em pigmentos escuros.

Embora ainda comestível, o abacate oxidado perde sua aparência apetitosa, pode ter sabor e textura alterados e diminuição de antioxidantes. A boa notícia é que a ciência oferece soluções eficazes para evitar esse escurecimento. Métodos simples, baseados na química do processo, podem prolongar a vida útil e a cor vibrante do abacate cortado.

Entre eles, está o uso de ácidos como suco de limão ou vinagre, que reduzem o pH da superfície, dificultando a ação da enzima PPO. A criação de barreiras físicas, como uma fina camada de azeite ou filme plástico bem aderido, também impede o contato com o oxigênio preservando a fruta.

Leia também

Outras estratégias incluem o mergulho da parte cortada em água, trocando-a diariamente, ou ainda o truque de guardar o abacate com pedaços de cebola em um recipiente fechado, Os compostos sulfurados da cebola podem inibir a oxidação, embora possam também afetar o sabor.

Independentemente do método, a refrigeração é fundamental para desacelerar a atividade enzimática e o amadurecimento da fruta, garantindo sua conservação por mais tempo.

Amanda Alves é graduada, especialista e mestre em artes visuais pela UEMG e atua como consultora na área. Atualmente, cursa jornalismo no UniBH e é estagiária do Digital na Itatiaia. É apaixonada por cultura pop, fotografia e cinema e mãe do Joaquim