Ouvindo...

SUS pode ter inclusão de mais dois remédios contra a obesidade

Pacientes que utilizaram esses medicamentos iniciaram suas avaliações sobre o uso

Homem com fita métrica tira medidas da barriga

O Ministério da Saúde recebe, a partir desta quarta-feira (19), avaliações de pacientes que usam medicamentos para perder peso como parte do processo de avaliação para a possível inclusão de dois remédios contra a obesidade na lista do SUS.

Os medicamentos são a liraglutida e a semaglutida.

A ação faz parte de um interesse em ampliar o tratamento contra a obesidade no SUS. Depois de receber as avaliações em relação aos medicamentos, o próximo passo será a realização de uma audiência pública para debater o assunto.

Leia também

A solicitação de inclusão desses medicamentos no SUS veio da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica, com o apoio da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e da Sociedade Brasileira de Diabetes.

A médica endocrinologista Flávia Coimbra explica o processo: ‘Isso vai levar em conta as necessidades dos pacientes que têm obesidade além da questão de custo-benefício. Quanto que o Estado pode dispor de dinheiro para oferecer esse tipo de tratamento.’

Tratamento para Obesidade no Brasil

Até esse momento, existem cinco medicamentos para o tratamento da obesidade aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil.

No entanto, nenhum dos medicamentos é oferecido gratuitamente pelo SUS, o que dificulta o acesso de muitas pessoas ao tratamento.

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022
Ita
A Ita é a Inteligência Artificial da Itatiaia. Todas as reportagens produzidas com auxílio da Ita são editadas e revisadas por jornalistas.
Izabella Gomes é estagiária na Itatiaia, atuando no setor de Jornalismo Digital, com foco na editoria de Cidades. Atualmente, é graduanda em Jornalismo pela PUC Minas