Muitas pessoas sentem enjoo e tontura durante viagens, sejam elas de carro, ônibus, avião, trem, entre outros meios de transporte. Você também sente isso? Se sim, é possível que tenha cinetose.
A doença, também conhecida como enjoo de movimento, é uma condição que causa mal-estar, náusea, vômito e tontura durante viagens de carro, avião, barco, trem, ônibus, metrô e, até mesmo, em brinquedos de parques de diversão.
Segundo o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos, do Departamento de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e coordenador do Centro Diagnóstico em Gastroenterologia do Hospital das Clínicas de São Paulo, a condição é “desencadeada por movimentos repetitivos ou deslocamentos que envolvem aceleração ou desaceleração, gerando um conflito de informações que o cérebro recebe no sistema responsável pelo equilíbrio”.
Os sintomas variam de cada pessoa, mas a condição vai de aspecto genético a, até mesmo, sensibilidade.
Há um estímulo principal, segundo o professor, que é “o que você vê e o que o corpo sente”. Ou seja, há um conflito entre o que você está olhando e o que a visão confirma. Cavalgar, por exemplo, causa menos enjoo do que outros movimentos, e o motivo é simples: você tem o domínio da situação.
Não existe cura para a cinetose, apenas algumas ações que podem mitigar a sensação ruim. Olhar fixo em objetos à frente pode ajudar, segundo o professor, além de evitar comer em excesso, ingerir álcool e fumar antes de viajar. Medicamentos também podem ajudar om os sintomas.