Ouvindo...

Pacientes de radioterapia terão auxílio transporte, alimentação e hospedagem

Iniciativa do Ministério da Saúde garante recursos para o paciente e seu acompanhante

Governo do Brasil criou um auxílio para custear o transporte, a alimentação e a hospedagem para pacientes que precisam fazer radioterapia

Para garantir o tratamento de câncer, o Governo do Brasil, por meio do Ministério da Saúde, criou um auxílio para custear o transporte, a alimentação e a hospedagem para pacientes que precisam fazer radioterapia. A medida foi anunciada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na última quinta-feira (23).

Atualmente, quem precisa desse tratamento percorre cerca de 145 km até os serviços. Com a iniciativa, cada paciente e seu acompanhante terão direito a R$ 150 para refeições e hospedagem e R$ 150 por trajeto, o que vai assegurar que ninguém deixe de se tratar por falta de condições de deslocamento ou acolhimento.

O benefício faz parte do pacote de medidas do programa Agora Tem Especialistas, que expande os serviços oncológicos em todo o país. De acordo com o secretário de Atenção Especializada à Saúde, Mozart Salles, quase 40% dos pacientes do SUS buscam atendimento fora de sua região de saúde.

“Esse benefício representa um alívio no custo das famílias, reduz barreiras geográficas, diminui o abandono e os atrasos no tratamento, e garante melhores condições de acesso para pacientes que vivem em regiões rurais”, afirmou Salles.

Leia também:

(Sob supervisão de Edu Oliveira)

Leia também

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas