Ouvindo...

Como saber que a depressão voltou? Psiquiatra explica recaída da doença que afeta o padre Fábio de Melo

Religioso revelou que foi diagnosticado com depressão mais uma vez; médico afirma que doença pode se tornar crônica na medida em que o paciente tem novos episódios depressivos

Em 2020, o religioso já havia sido diagnosticado com síndrome do pânico e passou por tratamento

O padre Fábio de Melo revelou, na noite deste domingo (19), que está novamente com depressão. A confissão aconteceu durante as celebrações pelos 35 anos da Comunidade Católica de Maria, em São Lourenço da Mata (PE).

Em entrevista à Itatiaia, o médico psiquiatra e professor do curso de pós-graduação em psiquiatria da Afya Educação Continuada, Douglas Calderoni, afirma que a depressão é uma doença crônica. Por isso, é normal que ela volte em alguns momentos da vida.

Leia também

Quais os sinais que a depressão voltou?

O médico afirma que o quadro depressivo não volta de uma vez, mas acontece aos poucos.

Calderoni diz que não necessariamente o paciente sente aquela tristeza profunda, mas sim uma apatia.

Acho que a depressão voltou, o que devo fazer?

Caso o paciente desconfie de uma recaída da depressão, é preciso procurar um médico psiquiatra e retomar o tratamento com medicação. Calderoni também revela a importância de começar a psicoterapia com psicólogos e ter familiares e amigos para ajudar no processo.

Tratamento varia conforme a quantidade de recaídas

Calderoni afirma que o tratamento da depressão também varia conforme a quantidade de vezes que a pessoa teve um episódio depressivo.

O psiquiatra ainda destaca que as recaídas da depressão são frequentes, mesmo quando o paciente faz o tratamento corretamente. No entanto, a depressão pode voltar, caso a pessoa interrompa o tratamento.

Depressão tem cura?

O médico afirma que a depressão raramente tem cura, mas que é possível controlá-la com tratamento.


Participe dos canais da Itatiaia:

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.