A apresentadora
“Pessoal, vou precisar de mais um dia para me recuperar. O médico manda repousar e nós obedecemos! Atestamos aqui que a bactéria do litoral subiu a serra. Por favor se cuidem. Nos vemos em breve”, escreveu a apresentadora no Instagram.
Mas é possível o vírus ‘subir a serra’? Antes de responder a pergunta é fundamental entender o que é o
As noroviroses são um grupo de doenças de origem viral que atacam o trato gastrointestinal, causando o que chamamos de
'É um vírus de circulação que já existe na Baixada, na capital e em todas as regiões. É um vírus endêmico', afirma Janaina Teixeira, infectologista e professora do Centro Universitário Uniptan|Afya, de São João del Rei (MG).
‘A princípio, a transmissão não é tão alta quanto uma doença respiratória. Ela fica muito limitada entre pessoas mais próximas, como famílias, onde houve a quebra de alguma medida de higiene básica. Diferentemente do que aconteceu no litoral que foi um surto e pode estar relacionado com a contaminação da água’, afirma a médica.
Até o momento, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), que conduz a investigação sobre a causa do surto descarta a contaminação de água potável. Segundo a SES-SP, as amostras de água potável coletadas nos municípios de Praia Grande e Guarujá e analisadas pelo Instituto Adolfo Lutz, na capital, “não contêm a presença do norovírus, bem como não possuem alteração ou presença de outros vírus”.
Vírus pode ‘subir a serra’?
‘Não existe a possibilidade subir (a serra) até porque o vírus já existe em todas as regiões’, afirma a infectologista.
Se for constatada a contaminação na água no surto do litoral paulista, o vírus que Ana Maria pegou não pode ser o mesmo que os mais de 7.500 infectados. Só seria possível se uma pessoa com o norovírus do litoral contaminasse a apresentadora, quebrando uma das ‘barreiras de higiene’, já que o vírus não é transmitido pelo ar.
Vale ressaltar que isso não significa que o diagnóstico da apresentadora está errado. Ela está com uma virose mas não é o mesmo vírus que contaminou as pessoas do litoral. A
O norovírus tem maior chance de infectar pessoas que têm imunidade relativamente mais baixa, como idosos e crianças. Ana Maria Braga, de 75 anos, se enquadra no caso.
Quais as formas de transmissão?
As principais formas de transmissão do norovírus são:
- Contato direto com pessoas infectadas: ao tocar em objetos ou superfícies contaminadas por fezes de uma pessoa infectada e, em seguida, levar as mãos à boca.
- Consumo de alimentos ou água contaminados: O vírus pode contaminar alimentos e água através de manipuladores de alimentos infectados ou por contato com fezes.
- Contato com vômito: O vômito de uma pessoa infectada pode conter altas concentrações do vírus, e o contato com ele pode levar à infecção.